quarta-feira, 4 de abril de 2012

VEREADORA DEFENDE AÇÕES CONTRA A VIOLÊNCIA


A vereadora Maria Lúcia Costa Santos, no horário das representações partidárias, da última sessão ordinária da Câmara, citou o sucesso da recente sessão itinerante realizada no povoado da Boa Vista. A vereadora destacou as intervenções do Executivo Municipal naquela localidade, a exemplo da implantação da casa de farinha comunitária, calçamento, construção de praça, restauração da escola e a obra em andamento da quadra poliesportiva. De acordo com Maria Lúcia, os moradores da Boa Vista demonstraram, durante a sessão, reconhecimento pelo trabalho da prefeitura. Apesar das ações relacionadas, a vereadora disse que o povoado ainda necessita de outros investimentos como a contratação de profissionais para o posto de saúde, uma ambulância e conclusão do sistema de abastecimento de água potável.

Ainda em seu pronunciamento, a vereadora Maria Lúcia Costa Santos, abordou a questão da violência no município e elogiou a iniciativa dos profissionais do PSF da Ladeira da Cadeia que está, segundo ela, mobilizando a comunidade local para uma caminhada a ser realizada no próximo dia 20 de abril com o objetivo de promover ações esportivas e culturais pela qualidade de vida e pela paz. “É preciso mais ações como essas propostas do PSF, precisamos envolver nossos jovens em atividades positivas para combater as drogas e consequentemente a violência”, enfatizou a vereadora. Maria Lúcia também agradeceu a Embasa , por atender a sua reivindicação de recuperar o calçamento de trechos da Ladeira da Cadeia, onde foram realizados serviços na rede de abastecimento de água pela estatal.

VEREADOR DEFENDE AUDIÊNCIA COM O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA

O vereador Luiz Carlos de Freitas Monteiro, mais uma vez, defendeu a mobilização da Câmara de Vereadores para uma nova audiência com o secretário de segurança pública do estado, Maurício Barbosa, para tratar da questão da escalada da violência no município. Segundo o vereador, o contato com o gabinete do secretário já foi efetuado e a Câmara aguarda o retorno para a confirmação do encontro. Monteiro sugeriu ao secretário de Obras e Meio Ambiente, Roberto Barreto, a limpeza dos riachos, bueiros e canais da cidade, numa ação preventiva para o período chuvoso. “Isso evitará os transtornos provocados pelos alagamentos comuns na época de chuva por causa da obstrução dessas vias de escoamento das águas”, justificou. O vereador também cobrou da empresa responsável pela limpeza pública da cidade, intervenções na Rua Tambor Soledade. Segundo ele, no local há muito mato e sujeira. Ainda em seu discurso, o vereador solicitou ao secretário de Obras e Meio Ambiente, a construção de uma alvenaria de contenção na mesma rua.

O vereador pediu que a Mesa Diretora envie ofício para a Embasa reivindicando a extensão da rede de abastecimento de água até a localidade do Lajedo no Povoado do Quebra Bunda. Também cobrou da Secretaria de Saúde do município, o recolhimento de cães doentes que perambulam pela cidade que segundo Monteiro representa risco de transmissão de doenças para humanos. Finalizando sugeriu que a Secretaria de Assistência Social contrate psicólogo para atender prestar a assistência nas creches municipais.

SAPUCAIA ELOGIA PREFEITO POR OBRAS NO MORUMBI

Por sua vez, a vereadora Angélica Sapucaia, aproveitou o tempo concedido ao seu partido para , inicialmente, agradecer ao prefeito Tato Pereira, “por iniciar as obras de infraestrutura de trechos de trechos da Vila Morumbi”. Sapucaia disse que, além das obras, é preciso a implantação da extensão da rede elétrica para muitas casas do bairro. “As pessoas ainda estão com ligações clandestinas, porque a Coelba ainda fez a sua parte”, assinalou. Ela cobrou também , a reposição de lâmpadas em diversas localidades do município. Solicitou da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, a implantação de um quebra molas na Rua da Fonte da Bica, no povoado de São Francisco do Paraguaçu. Criticou as “péssimas condições em que se encontra o prédio onde funciona o PSF de São Francisco do Paraguaçu”. Por outro lado, elogiou o desempenho, segundo ela, positivo, da Unidade de Pronto Atendimento Ana Nery de Santiago do Iguape. “Aquela unidade tem sido muito importante para os moradores de toda região da Bacia do Iguape, em muitos casos as pessoas não precisam mais procurar assistência médica em Cachoeira”, destacou.

ATUAÇÃO DO ESPORTE CLUBE CRUZEIRO FOI DESTAQUE DO DISCURSO DE JOSÉ CARLOS MATOS

O vereador José Carlos Matos Silva elogiou o trabalho que em prol do futebol cachoeirano desenvolvido pela direção do Esporte Clube Cruzeiro, representada pelo professor Juracy Cunha Rocha. Disse que o time está investindo nos jovens atletas locais. “O Cruzeiro está participando do Campeonato Municipal, exclusivamente com jogadores do município. Essa decisão diminui as despesas da agremiação com atletas, além de incentivar e promover os nossos jovens”, citou o vereador,acrescentando que “o exemplo do Cruzeiro deveria ser seguido por outras agremiações cachoeiranas” Matos Silva também elogiou o prefeito Tato Pereira pela obra de recuperação da estrada do povoado do Tabuleiro da Vitória e Terra Vermelha. “As estradas vicinais são importantes para os moradores das comunidades rurais, pois são as principais vais de escoamento da produção do campo para a feira-livre de Cachoeira”, ele frisou.

ELIANA GONZAGA REIVINDICA AUTO ESCOLA PÚBLICA PARA CACHOEIRA

A vereadora Eliana Gonzaga de Jesus pediu para a Mesa Diretora, o envio de ofício ao Governador do Estado reivindicando a implantação no município de uma auto escola pública para permitir que pessoas carentes, sobretudo aquelas que precisam da carteira de motorista para trabalhar. “ Em Cachoeira, funcionam duas auto escolas particulares que cobram caro pelos cursos e a maior parte que necessita da capacitação não possui condições para custear a formação exigida”, justificou o seu pleito. Em nome dos pequenos produtores rurais das localidades do Engenho Novo, na Opalma, Eliana cobrou do Executivo, a implantação de uma casa de farinha comunitária. Reivindicou melhorias nas estradas do Cemitério de Belém, no Alto do Túnel e da Fazenda Pitanga e acesso do povoado da Boa Vista à sede do município. A vereadora ainda cobrou da empresa responsável pela limpeza pública, uma intervenção no local conhecido como Volta do Túnel. Gonzaga também solicitou a extensão da rede de rede de abastecimento de água no Tabuleiro da Vitória.

GEVALDO SIMÕES COBRA INVESTIMENTOS PARA BOA VISTA

Gevaldo Simões sobrinho falou sobre a retomada do projeto de sua autoria de realizações de sessões itinerantes, dando ênfase a visibilidade do trabalho do Legislativo Municipal junto à população. O vereador referiu-se a última sessão itinerante realizada no Povoado da Boa Vista e se disse “estarrecido” com a situação precária de abastecimento de água daquela localidade. “A Boa Vista não dispõe de um sistema de água digno para seus moradores; a água disponível é imprópria até para o uso doméstico”, criticou. O vereador ainda chamou a atenção para a escola municipal pelo funcionamento de uma turma multi-seriada. “Esse modelo de ensino é prejudicial para formação escolar dos jovens. Não entendo como uma escola ainda funciona com uma sala com alunos de diversas séries”, disse Gevaldo. Ele também teceu críticas ao Executivo Municipal por não pagar o piso nacional do professor.

VEREADOR CRITICA AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA

“Foi um tapa na cara do consumidor”. Com essa frase, o vereador Júlio Cesar Costa Sampaio resumiu a sua indignação diante do anúncio do reajuste da tarifa de água pela Embasa, a partir de 1º de maio. “A empresa não esclarece à população que além do reajuste anunciado vai continuar cobrando os 80% da taxa de esgoto”, ressaltou o vereador. Júlio Cesar Costa Sampaio também fez referências à sessão itinerante realizada no Povoado da Boa Vista no último dia 29. “Constatamos que a comunidade está satisfeita com as obras que a prefeitura já executou naquela localidade, mas é ainda falta atender algumas reivindicações. Ele informou que já foi perfurado um poço artesiano na Boa Vista e que o sistema de abastecimento precisar ser complementando pela CERB. Júlio Cesar discordou das críticas formuladas pelo do vereador Gevaldo Simões contra o Executivo Municipal relativas ao Povoado da Boa Vista. “Quem reconhece o trabalho da administração municipal são os próprios moradores”, rebateu. Para encerrar, Júlio Cesar, cobrou da Secretaria de Educação e Desportos, mobilização para que as escolas da rede municipal participem do desfile cívico em homenagem ao 25 de Junho. “Agora diversas escolas contam com fanfarras com instrumentos doados pela prefeitura, então não há mais desculpas para a rede municipal de ensino promover um brilhante desfile”, provocou o edil.

WENDEL CHAVES REIVINDICA OBRAS DE CONTENÇÃO PARA ALTO DO JENIPAPEIRO

O vereador Wendel Chaves da Silva, atual presidente da Mesa Diretora , cobrou da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, a construção de uma alvenaria de contenção junto a residências em risco de desabamento no Alto do Jenipapeiro. O vereador disse que esteve no local e observou a necessidade da execução das obras ante do período das chuvas “quando os riscos de desabamentos aumentam”. Ele registrou a importância da construção da segunda casa de farinha comunitária no Povoado da Murutuba para o desenvolvimento da economia familiar a melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores da região da Rua da Serraria. Wendel Chaves aproveitou para solicitar da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, obras de conservação das estradas vicinais da Murutuba. O vereador fez um relato das principais obras que estão sendo executadas pela gestão municipal, destacando a obra de pavimentação da rua atrás do Estádio 25 de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário