quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TRIBUNA LIVRE




Câmara discute segurança na Semana Nacional do Trânsito

Lise Lobo (estagiária da Ascom)


O presidente do Conselho de Segurança Pública do município de Cachoeira, Raimundo Correia Pinto, ocupou o espaço da Tribuna Livre da Câmara, para falar sobre a Semana Nacional do Trânsito(entre 18 e 25 de setembro) na sessão ordinária de segunda-feira (20). Durante os cinco minutos previstos para o uso da Tribuna Livre, o orador alertou as autoridades e a população para a necessidade da conscientização das pessoas com relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes no trânsito.

O presidente do Conselho de Segurança Pública do município atua no trabalho de educação preventiva no trânsito desde 2000. Em seu discurso, apontou diversos problemas de trânsito em Cachoeira, como exemplo citou a desobediência aos sinais e a falta de educação por parte de muitos motoristas. Raimundo também orientou aos condutores como devem proteger crianças em ônibus e vans. Ele defendeu a obrigatoriedade da utilização de cadeirinhas para as crianças e do uso do cinto de segurança, assim como a necessidade de moderação na velocidade para prevenir acidentes. O presidente do Conselho pediu o apoio da Câmara no trabalho de conscientização e criticou o tempo curto dado pelas auto-escolas para falar sobre educação no trânsito.

O tráfego de veículos na Ponte D. Pedro II, que liga as cidades de Cachoeira e São Félix, também foi um dos temas abordados por Raimundo Correia. Ele frisou sobre a importância da sinalização do equipamento, bem como a necessidade de se impor limite de velocidade para evitar acidentes e confusões entre condutores de veículos na entrada da ponte. Ainda em seu discurso, chamou a atenção das autoridades sobre o alto índice de acidentes graves registrados ultimamente em Cachoeira envolvendo motocicletas. “Nossa vida está em jogo” disse ele, ressaltando mais uma vez sobre a importância do trabalho de educação e conscientização no trânsito.

A exposição pública de veículos acidentados, conforme lembrou Raimundo é um dos meios de se trabalhar a conscientização de motoristas e pedestres. “A demonstração ao vivo sobre como é provocado um acidente, mostrando veículos envolvidos em ocorrências, contribui para sensibilizar as pessoas sobre a responsabilidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário