quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tribuna Livre – 40 anos de Cachoeira como Patrimônio Nacional


Texto: Lise Lobo(Aluna do Curso de Jornalismo da UFRB) Foto: Leomir Santana

Na sessão ordinária do dia 29, o presidente da Cidadã, Pedro Erivaldo Francisco da Silva, conhecido como Cabeção, utilizou os 20 minutos da tribuna livre para falar do seu projeto “40 anos de Cachoeira como Patrimônio Nacional."
Erivaldo começou seu discurso lembrando que gosta, aprende e acompanha sempre que pode as sessões da Câmara pela rádio Magnífica. Logo em seguida falou sobre o seu projeto, e a importância do mesmo para um ponta pé inicial na conscientização dos cachoeiranos sobre a importância do patrimônio. Ele lembrou que Cachoeira é um museu ao céu aberto, mas que os moradores não zelam por ela e criticam o patrimônio
Cachoeira foi nomeada Patrimônio Nacional no dia 13 de janeiro de 1971, segundo Erivaldo, graças a esse título a cidade não sofreu tanto como São Félix e Santo Amaro, que tiveram seus prédios belíssimos e cheios de história derrubados. O presidente lembrou ainda da cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, como exemplo de conservação patrimonial.
Erivaldo acredita que a iniciativa do seu projeto é a oportunidade de mudar o perfil de Cachoeira. “Através dos 40 anos é que vamos mudar a cara de Cachoeira” afirmou ele. Ao final aproveitou o momento e pediu o apoio a Câmara de Vereadores.

Um comentário:

  1. Eu Acho Valido o pedido de Pedro Erivaldo,de comemorar os 40 anos de cachoeira como Monumento Nacional.Porém é preciso que os Cachoeiranos, estes intermediado pelo poder público vigente, eles respeirtem a cidade e valorize o patrimônio. porque é inadimissivel que uma cidade como cachoeira, com o valor historico, artistico e cultural que tem, ainda se comportar como uma cidade qualquer, aonde os seus moradores vandaliza o patrimônio público, a poluição ambiental é visual e constante, a cultura apesar dos titulos ainda está muito floclorizada, o rio paraguaçu, que é um bem natural de toda a população do recôncavo está sofrendo com o abandono. Renegado ao lixo, voçê anda por uma dos lugares mais bonito de Cachoeira que é a orla, no trajeto que perpassa pelas praças da cidade e ao mesmo tempo observamos a cidade de São Félix e o mau cheiro e insurpotavél, não dar mais Cachoeira para fechar os olhos e fingir que ta tudo bem!, vocês tem um patrimônio arquitetônico belíssimo e a cultura material riquíssima, recebe um dos maiores recursos do governo federal para aplicar nas aréas do patrimônio é o que está sendo feito? quais os projetos de revitalização do patrimônio histórico e artistico e cultural.Sei que o monumenta está recuperando alguns prédios, mais tem muitos outros que estão despencando praticamente na cabeça da população, e ai. Vai comemorar o que nesses 40 anos?

    ResponderExcluir