sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Projeto da Câmara Mirim em Cachoeira



Leomir Santana(Estudante de Comunicação-estágiário da Ascom)

O Projeto Câmara Mirim, de autoria do vereador Júlio Cesar Costa Sampaio visa à formação política de crianças e jovens estudantes cachoeiranos, proporcionando um conhecimento sobre a vida política no município. Os estudantes, através desse projeto, aprendem como funciona a elaboração das leis, como fazer uma indicação, como elaborar projetos, além de compreender como funcionam os poderes Legislativo e Executivo. Os nove vereadores mirins participam de sessões que são realizadas em diferentes escolas do município, onde são discutidos assuntos de interesse da população cachoeirana, como educação, saúde, segurança pública, etc., com a participação de um especialista em cada tema. Os vereadores mirins possuem um mandato de um ano e participam de eventos realizados pela Câmara de Vereadores de Cachoeira.
O vereador Júlio Cesar Costa Sampaio, autor do projeto Câmara Mirim, explica que o projeto é de suma importância para a vida desses estudantes e para toda a comunidade de Cachoeira, pois, esses estudantes, que hoje participam da Câmara Mirim, serão os futuros políticos do município, e precisam estar bem preparados para as dificuldades da vida política.
Para concorrer os alunos devem possuir de 10 a 15 anos, estar devidamente matriculados e freqüentando as aulas nas escolas já inscritas no projeto. Podem inscrever-se tanto escolas da rede pública quanto da rede particular. O projeto é coordenado pelo professor Edvaldo Carneiro do Rosário, e pela professora e representante do Grupo Raízes do Recôncavo, Rita Santana. Em seu terceiro mandato, o vereador Júlio Cesar Costa Sampaio, eleito em 2000, fala da falta de interesse de algumas escolas do município com relação ao projeto. O vereador diz que “não existe um grande envolvimento de algumas escolas para estar mais perto da Câmara.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário