segunda-feira, 23 de março de 2009

Câmara comemorou Dia Internacional da Mulher

A Câmara de Vereadores promoveu sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Para marcar importância da data, a psicopedagoga Leysliani Costa da Silva Vieira proferiu a palestra Mulher hoje no Mercado de Trabalho. Ainda durante a sessão especial, a Câmara de Vereadores homenageou algumas mulheres que se destacam em seus respectivos campos de atuação em defesa dos direitos humanos e nas lutas pela valorização da mulher na sociedade. Também foram homenageadas aquelas que se destacam pela promoção da cultura, educação, saúde bem como as que no seu cotidiano promovem a cultura da paz. Receberam a honraria: a assistente social Denise de Oliveira Alem; a musicista e diretora da Filarmônica Minerva Cachoeirana, Denise Ferreira de Almeida Marques; Dona Dalva Damiana de Freitas, compositora e fundadora do Samba de Roda Suerdieck; as funcionárias públicas Alina Maria do Nascimento e Teresinha Lima Brito das Chagas e a educadora Noélia Limeira.
Para coroar a homenagem, foram distribuídas rosas para todas as mulheres presentes com o objetivo de relembrar a manifestação de 1908, quando mais de quatorze mil mulheres marcharam nas principais ruas de Nova Iorque e reivindicaram o mesmo que as operárias do ano de 1857, e o direito de voto, até então negado as mulheres dos Estados Unidos da América. “Pão e Rosas” foi o slogan da caminhada, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. No Brasil o direito do voto feminino só chegou depois da revolução constitucionalista na década de 1930. Em 1910, numa Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher", forma simbólica de reverenciar o martírio das operárias têxteis de Nova Iorque.
O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos


Nenhum comentário:

Postar um comentário