segunda-feira, 21 de março de 2011

Manifestações culturais marcam a comemoração dos 174 anos de Cachoeira


Por Mariana Vilas Bôas(Estágiária da ASCOM)

No dia 13 de março de 1873, a então, Vila de Cachoeira, era elevada à categoria de cidade por decreto imperial. 174 anos depois, Cachoeira comemora seu aniversário com uma demonstração clara do porquê é conhecida nacionalmente como berço da cultura afro-brasileira.

As comemorações foram iniciadas às 8:00h da manhã com o hasteamento das bandeiras, seguido de culto e sessão solene na Câmara de vereadores. Após a sessão, um cortejo cultural seguiu pelas ruas da cidade histórica até o prédio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, onde houve a mistura de ritmos e manifestações.

Sambas de roda, grupos de capoeira, as cabeçorras, grupos de dança afro, além da filarmônica da cidade, fizeram parte dessa festa cultural.

A iniciativa foi da Câmara de vereadores, cujo objetivo era enfatizar a importância de se manter viva a cultura cachoeirana, de incentivar as diversas manifestações culturais existentes na cidade. Iniciativa esta, que inovou no quesito comemorar o aniversário de Cachoeira, pois, nunca antes foi visto um cortejo tão rico e bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário