terça-feira, 23 de março de 2010

Sessão ordinária da Câmara :22 de Março de 2010

Dia Mundial da Água
O vereador Carlos Menezes Pereira discursou sobre o Dia Munidal da Água, coemorado ontem em todo mundo. O edil utilizou dados estatísticos da ONU e do IBGE para alertar apopulação apra os problemas com aescassez de água no planeta. Relatou que em Cachoeira, algumas comunidades já estou sofrendo com o problema e lembrou que juntamente com outros colegas e lideranças comunitárias esteve na sede da CAR, reivindicando a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água para diversas localidades da zona rural de Cachoeira. Falou da preocupação com a preservação dos manaciais que abastecem à população e dos cuidados que cada um dever ter para lidar com água.

Casa de farinha comunitária
O vereador Wnedel Chaves da Silva narrou que esteve recentemente esteve na comunidade da Baixa Grande acompanhado de técnicos da CAR, com objetivo de realizar estudos para a elaboração de projeto par a aimpantação de uma casa de farinha, apedido dos moraodres daqulea localidade. Ele agradeceu o apoio que os moradores da Baixa Grande têm recebido do prefeito de Cachoeira para tornar viável o projeto. Wendel Chaves ainda soliciotu providênias á Secretaria deObras e Meio Ambiente para melhorias da rua da Serraria, no povoaod da Murutuba.
Agricultura familiar e alfabetização
A vereadora Eliana Gonzaga de Jesus, pro ua vez, destacou a visita que fez à agência o Banco do Nordeste do brasil em camaaçari, one foi tratado a liberação de financiamento para os produores rurais de Cachoeira, para fomentar a agricultura familiar. A vereadora anunciou que foi firmado conv~enio entre o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Governo do Estado e Secretaria de Educação do Estado, através da Direc, para novas turmas de alfabetização de adultos do projeto Topa. Eliana Gonzaga reivindicou do Executivo municipal a criação das secretarias especiais de Reparação Racial, e da Mullher. A vereadora explicou é o municípo necessita de ampliar suas ações especícas para atender a estes segmetos da sociedade cachoeirana.
Iluminação do Jardim Grande
O vereador José Carlos Matos Silva agradeceu à Secretaria de Obras e Meio Ambiente, o atendimento à sua reivindicação, no que diz respeito à iluminação pública da Praça Ubaldino de Assiss , mais conhecida como Jardim Grande. Matos Silva disse que a diversas ruas do Capoeiruçu estão ás escuras e pediu providências à Secretaria de Obras e Meio Ambiente. Ele solicitou que aMesa Diretora da Câmara convocasse o presidente do Sindpuc, professor Antônio Pereira, para que o mesmo possa explicar o que está contecendo com os salários dos servidores municipais. O vereador também registrou a passagem do Dia da Água e falou da manifestação que foi realizada ontem pela manhã em alusão à data.
Estaleiro do Paraguaçu
O vereador Gevaldo Simões aproveitou a fala do colega Luis Carlos de Freitas Monteiro, e disse que diante dos fatos narrados, avaliou que há uma crise na saúde pública do município. Disse que há denúncias de médicos que não são médicos, da ausência de profissionais em diversas unidades e de agentes comunitários de saúde. Gevaldo sugeriu que fosse convocado para dar explicações o secretário Mamede Dayube, sobre a situação da saúde em Cachoeira. Em seguida, falou da audiência que teve com o secretário estadual da infra-estrutura João Leão onde foi tratado o tema da implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu no vizinho município de Maragojipe. O vereador destacou os benefícios que o investimento promete trazer com abertura de novos postos de trabalho e melhoria de infra-estrutura dos municípios no entorno da obra. Ainda conforme Gevaldo Simões, está previsto o beneficiamento da estrada de Santiago do Iguape como parte da melhoria da infra-estrututra regional para o acesso ao investimento.

Obras de Saneamento
O vereador Luis Carlos de Freitas Monteiro convidou seus pares e toda sociedade para reunião com os moradores da Faleira e Lagoa Encantada, marcada pela Embasa e a Empresa de Engenharia Macro, no dia 25 de março, no Clube de Campo de Cachoeira. Segundo o vereador, a reunião que também deverá contar com a presença do prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, será para discutir a implantação de uma estação de tratamento de esgoto na localidade da Lagoa Encantada e que vem sendo questionada pelos moradores. O vereador, em seguida , disse que constatou em visita recente, a ausência de agente comunitário de saúde nas localidades do Tororó, Maria Preta e Vitória. Segundo ele, essas comunidades estão descobertas há onze meses e há o risco do município ser penalizado com a suspensão do repasse do PAB(Programa de Atenção Básica), já que o município não pode deixar a população sem os serviços do agente comunitário de saúde por um período tão longo. O vereador informou que vai procurar o Ministério Público Estadual, a Dires e a Secretaria Estadual de Saúde para pedir providências.

Vereador cobra vagas para alunos do Prominp
O vereador Júlio César Costa Sampaio usou o tempo das representações partidárias para cobrar mais uma vez, empregos no canteiro de obras da Petrobras em São Roque do Paraguaçu para as pessoas que fizeram o
O Prominp - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. De acordo com o vereador, muitas pessoas largaram seus empregos para fazer o curso de qualificação e até agora não foram engajados no trabalho que a Petrobras executa no distrito de Maragojipe com a construção de duas plataformas de perfuração de petróleo e a manutenção de duas outras. O vereador Júlio César que esteve recentemente no canteiro de obras na companhia de outros edis, disse que foi informado que os trabalhadores estavam em greve e que os trabalhos estavam paralisados.

Ele prometeu voltar ao local para obter maiores informações sobre a oferta de vagas para as pessoas que fizeram o Prominp. O vereador foi apartedo pelo colega Gevaldo Simões que disse que estava havendo um equívoco por parte das pessoas sobre o canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu e a implantação do Estaleiro da Enseada do Paraguaçu que promete gerar oito mil vagas na região. O vereador Júlio Cesár nao concordou e disse que tem conhecimento de que o canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu está absorvendo mão de obra indicada por intermédio de cartas. Que no seu entender não é justo com aqueles que fizeram o curso de especialização.

Ainda em sua fala, o vereador Júlio Cesar nformou que esteve com o major PM Domingos, responsável pelo comando na região, para falar sobre a viatura que deverá vir para Cachoeira para ser incorporada á frota da unidade local. Segundo ele, foi publicado no Diário Oficial do estado que Cachoeira estaria na lista das cidades baianas que seriam contempladas com uma viatura da frota adquirida pelo Governo do Estado. O vereador registrou também o falecimento do presidente da Câmara de Vereadores de Serrinha, vítima de acidente automobilísitco no dia de ontem. Propôs à Mesa da Câmara uma Moção de Pesar pelo ocorrido com o político.

Maria Lúcia fala do Dia Mundial da Água
A vereadora Maria Lúcia Costa Santos em sua fala fez menção ao Dia Mundial da Água comemeorado ontem. Ela chamou atenção da população para o desperdício do líquido que já e tá faltando em alguns locais do município e aproveitou para cobrar da Embasa o conerto de parte do calçamento da Ladeira da Cadeia que foi danificado com a quebra de um trecho da tubulação que abastece o bairro. A vereadora também deu algumas dicas paraas pessoas economizarem água em suas residências. Maria Lúcia agradeceu á Secretaria de Obras e meio Ambiente do município pela colocação de cestos de lixo em diversos pontos do centro urbano.

Um comentário:

  1. gostaria de saber se vces vao comecar as obras sempre no dia 05/06/2010 como prometeu o prefeito

    ResponderExcluir