segunda-feira, 1 de março de 2010

Câmara aprova Moção pelo falecimento do escritor Francisco Mello

Câmara aprova Moção pelo falecimento do escritor Francisco Mello




A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária de hoje, Moção de Pesar, de autoria do vereador Carlos Pereira, pelo falecimento do poeta e escritor Francisco José de Mello, ocorrido no último dia 26 na Santa Casa de Misericórdia. O vereador autor destacou a contribuição para a cultura cachoeirana das obras escritas por Francisco Mello. Carlos Pereira disse que a Câmara preparava-se para homenageá-lo com o lançamento do seu último livro Crônicas Memoriais, dentro da programação do aniversário de Cachoeira, mas todos foram surpreendidos com a sua enfermidade e posterior falecimento.


Gevaldo elogia obras no Iguape e cobra mais investimentos na área de saúde

O vereador Gevaldo Simões fez elogios à administração municipal pelas obras de pavimentação que estão sendo executadas no distrito de Santiago do Iguape. O vereador disse que sempre tem cobrado do Executivo benfeitorias para aquela comunidade e que não poderia deixar de ser justo reconhecendo a importância das obras para melhorar as condições de saúde dos moradores. Simões apelou ainda para o secretário de Saúde do Município, Mamede Dayube, para providenciar a contratação de um médico para o Posto de Saúde da Família do Iguape, que segundo foi informado, está sem o profissional há dois meses. Ainda segundo o vereador, apenas um enfermeiro está trabalhando no PSF. Gevaldo Simões registrou que fora informado da inclusão do município de Cachoeira no sorteio da Controladoria Geral da União (CGU).

José Carlos Matos Silva destaca atuação da Amopitanga

O vereador José Carlos Matos Silva teceu comentários elogiosos à iniciativa da Associação de Moradores do bairro da Pitanga – Amopitanga, pela realização de torneios de futsal e palestra contra o consumo de drogas, no último final de semana. Ele também registrou o sucesso do lançamento do Calendário Esportivo 2010 do município de Cachoeira, evento realizado sexta-feira passada no plenário da Câmara de Vereadores. Parabenizou a vereadora Maria Lúcia Costa Santos pela realização do campeonato de futebol no bairro da Ladeira da Cadeia. O vereador disse ainda que tomou conhecimento da queixa feita pelo vigário Hélio Vilas Boas, pároco de Cachoeira, durante a missa dominical contra o Secretário da Educação do Município Alex Kaorner. De acordo com o vereador, o religioso reclamou porque a Secretaria ainda não havia liberado professores para o início das aulas na escola da OAPC. Ainda tratando de Educação, falou das reivindicações de moradores da zona rural, sobre a direção da Escola da localidade do Quebra Bunda Para finalizar, o vereador falou das reclamações dos servidores municipais e prestadores que estão recebendo seus salários sem o reajuste legal, destacando que o prefeito Fernando Antônio Pereira já se pronunciou sobre o assunto, mas que os interessados continuam cobrando o reajuste salarial a que têm direito.



Luiz Carlos de Monteiro comemora sucesso de mutirão de saúde


O vereador Luiz Carlos de Monteiro parabenizou a posse dos novos dirigentes do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, realizada no último domingo na Câmara de Vereadores. Em seguida disse da sua satisfação e alegria pela marca dos 182 procedimentos médicos, consultas e exames médicos realizados pela equipe do médico Alan Castor Dayube, durante o sábado passado. Ele parabenizou o médico pelo serviço prestado gratuitamente à população e anunciou que recebeu a notícia de que conseguiu a liberação de (6) seis exames de cintilografia do miocárdio para pacientes cachoeiranos. O vereador concordou com a fala de Gevaldo Simões sobre a ausência de médico no PSF do Iguape e acrescentou que, além do médico estava faltando material para o trabalho. Ele cobrou providências e disse que há verba para atender as reivindicações.


Vereador cobra conclusão das obras da Ponte D. Pedro II e critica atendimento do BB

O vereador Júlio César Costa Sampaio na condição de líder do governo respondeu ao vereador Gevaldo Simões, informando que o Executivo Municipal já está adotando providências para contratar médico para o PSF do Iguape. Segundo ele, o problema atinge outras localidades também, onde a situação também deverá ser regularizada. Sobre a questão levantada pelo vereador José Carlos Matos Silva a respeito da cobrança do vigário Hélio ao secretário de Educação, esclareceu que o início das as aulas da OAPC coincidiram com a realização da Jornada Pedagógica, mas que o problema será resolvido. O vereador alertou para o descumprimento da lei que obriga os bancos atender os clientes no caixa em 15 minutos. Júlio César disse que o a agência do Banco do Brasil, descumpre a lei. O vereador chamou atenção do item da lei que diz que o cliente só poderá reclamar da demora do atendimento se tiver de posse de uma senha. O vereador também falou do (TAC) Termo de Ajuste de Conduta assinado pela Ferrovia Centro Atlântica com o Ministério Público Federal, há mais de três anos, e que até agora não foi cumprido. Ele convocou os colegas para formar uma comissão para ir até o MPF em Salvador para obter mais informações sobre a situação do TAC. Júlio César frisou também a suspensão das obras do anel ferroviário que precisa ser discutida.


Maria Lúcia agradece apoio do Executivo Municipal


A vereadora Maria Lúcia Costa Santos agradeceu ao Executivo Municipal o apoio que recebeu por meio da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, no atendimento da reivindicação para a melhoria da estrada que liga a Lagoa Encantada à Ladeira da Cadeia. Ela destacou a atuação do secretário Edgar Moura e do funcionário “Di”. Os agradecimentos também foram para a limpeza da barragem da Ladeira da Cadeia que ainda hoje abastece um número significativos de casas. Ressaltou o sucesso do campeonato de futebol promovido na Ladeira da Cadeia e também o apoio recebido do prefeito para realizar o evento encerrado no último domingo. Falou do lançamento do calendário Esportivo e declarou a sua adesão à comissão que está responsável pelas ações esportivas no município. Maria Lúcia frisou que o esporte é muito importante na luta de combate á drogas. Agradeceu a participação dos desportistas e as presenças do prefeito, do vereador José Carlo Matos Silva no encerramento do evento, além de parabenizar a desportista Raquel responsável pelo Time Palmeiras vencedor do campeonato. Maria Lúcia também registrou o sucesso da sessão itinerante realizada quinta-feira passada na Terra Vermelha com a participação de moradores do Quebra Bunda e Fazenda Bastos.


Eliana lembra o Dia Internacional da Mulher

A vereadora Eliana Gonzaga de Jesus ressaltou que na última segunda-feira esteve em Salvador, em busca de informações e material educativo para a comemoração do Dia Internacional da Mulher que será celebrado na próxima segunda-feira com uma sessão especial na Câmara de Vereadores. Eliana participou em Salvador de Encontro de Mulheres do PMDB, promovido pelo PMDB Mulher. A vereadora disse que convidou em nome da Câmara, a advogada Valdelice Tadeu Bispo para ser oradora da referida sessão.


Vereador Wendel Chaves registra ação da Amopitanga

O vereador disse que há algum tempo assitiu uma reportagem de São Paulo, na televisão, sobre o consumo de drogas, que questionava a responsabilidade dos poderes constituídos sobre a assistência aos dependentes químicos. Conforme o seu relato, a matéria abordava as discussões entre o munícipio e o estado. O vereador disse que em Cachoeira, o poder público municipal tem atuado no sentido de combater e prevenir as drgas, com ações concretas como o incentivo ao espore e citou também o Projeto Camelo, implantado recentemente cujas ações são voltadas para a prevenção ao uso de drogas e o resgate das pessoas que já se envolveram com as mesmas. Wendel Chaves registrou o êxito dos campeonatos promovidos pela Amopitanga, enfatizando o trabalho da entidade no combate às drogas com o incentivo às práticas esportivas.


Carlos Pereira convida colegas para ir à CAR

O vereador apresentou moção de pesar pelo falecimento do escrito Francisco José de Mello. Fez um balanço positivo da sessão itinerante realizada na Terra Vermelha ao tempo que agradeceu a participação popular. Informou que a Câmara as providências adotadas para o Executivo atender as reivindicações dos moradores apresentadas durante a Sessão Itinerante. Carlos Pereira fez convite aos colegas que queiram ir a Salvador na próxima quarta-feira, à sede da CAR- companhia de Ações Regionais solicitar a extensão do sisitema de abastecimento de água do Tabuleiro e Guaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário