segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sessão marca abertura dos trabalhos da Câmara de Cachoeira


Os trabalhos do Poder Legislativo do município de Cachoeira foram abertos nesta segunda-feira, 8, sob a presidência do vereador Carlos Pereira(PMDB), e contou com a presença do prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, que levou a sua mensagem aos membros da Câmara de Vereadores. Dos nove vereadores que compõem a Câmara, apenas a vereadora Angélica Sapucaia não compareceu à sessão, por motivo de doença de um familiar. Em seu discurso, o prefeito enfatizou a questão da crise que está afetando os municípios brasileiros com a redução dos repasses para as prefeituras e os reflexos negativos dessa crise nos governos municipais. O prefeito disse que a sua gestão adotou medidas racionais para equilibrar as finanças para não ser obrigado a demitir pessoal nem suspender a execução de projetos importantes para a população. “Nós estamos com a situação sob controle e, apesar da crise, o município está organizado e estruturado para continuarmos trabalhando”, ressaltou o prefeito. A sessão foi pestigiada também pelo vice-prefeito Wilson Souza do Lago e secretários municipais.

Fernando Antônio da Silva Pereira anunciou a execução de novos projetos para este ano, a exemplo das obras de contenção das encostas do bairro do Alto da Rodagem, na entrada da cidade, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Além dessa obra, o prefeito anunciou a construção de um complexo poliesportivo em Capoeiruçu, calçamento de diversas ruas dessa localidade e ainda a construção de 40 unidades habitacionais. Para a zona rural anunciou a implantação de três novas casas de farinha, uma fábrica de beneficiamento de castanha e a parceria com a Cooperativa de Moradores e Produtores da Ladeira da Cadeia para a implantação de uma fábrica de polpa de frutas. Ele também anunciou a construção de 40 casas populares no bairro Nova Esperança, na sede do município, além de outros investimentos previstos ainda para este ano, como a implantação de uma policlínica em parceira com a empresa de beneficiamento de couro Mastrotto.


Ainda em seu discurso, o prefeito salientou a importância da parceria entre o Poder Legislativo e o Executivo na defesa dos interesses do município. Para finalizar, o prefeito desejou sucesso a todos os membros do Legislativo nas atividades da Câmara e disse que a administração municipal está aberta para colaborar e atender as reivindicações dos edis.

O presidente da Câmara, Carlos Pereira, por sua vez, também abordou a questão da crise dos municípios que está atingindo as Câmaras Municipais, com a redução do duodécimo. Disse que a situação no momento é complicada e conclamou a união dos colegas para enfrentar, unidos, o problema que está afetando todas as Câmaras. “Não podemos ficar de braços cruzados, temos que agir para equilibrar as nossas contas, sem ter que prejudicar funcionários nem os trabalhos do Legislativo”.

PROMOTORIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL- O vereador Gevaldo Simões em seu discurso destacou a importância da retomada dos trabalhos do Legislativo Municipal e lembrou a indicação de sua autoria para a criação em Cachoeira da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural, a exemplo do órgão que já existe na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais. Gevaldo simões registrou ainda o recebimento de convite para a solenidade de implantação do NUPAC na capital, órgão do Ministério Público Estadual que atuará em defesa do patrimônio artístico e cultural da Bahia, com sede no Pelourinho na Capital.

O vereador estendeu o convite aos colegas e aos representantes do Executivo Municipal.Já o vereador Luiz Carlos Freitas Monteiro, aproveitou a sua fala para cobrar do Executivo Municipal apoio para os moradores da comunidade da Faleira que de acordo com ele, estão lutando contra a implantação de uma estação de tratamento de esgoto próximo a residências daquela localidade. Os moradores, segundo o vereador temem a contaminação do lençol freático, a poluição e consequentemente a desvalorização de suas terras. Luiz Carlos também cobrou providências ao Executivo no sentido de observar a contração de médicos para a rede municipal. Há, segundo o vereador, suspeitas de que profissionais não habilitados estejam atuando no município.

O vereador José Carlos Matos Silva pediu a atenção por parte do Executivo Municipal para a degradação da Praça Ubaldino de Assis, mais conhecida como o Jardim Grande. Conforme o relato do vereador, a praça uma das mais importantes da cidade, está se transformando num ponto de encontro de pessoas que sofrem de dependência química. Ele cobrou a intervenção da prefeitura para resolver o problema dessas pessoas e adotar providências para revitalizar o Jardim Grande. O vereador também lembrou que a Câmara aprovou projeto de Lei encaminhado pelo Executivo municipal propondo a 1º de janeiro como a data-base para o reajuste salarial dos servidores municipais. Ele pediu ao prefeito que a Lei aprovada fosse cumprida. José Carlos Matos Silva ainda elogiou o prefeito pela iniciativa da implantação do projeto de esportes que será lançado no final deste mês.

O vereador Júlio Cesar Costa Sampaio, disse que, mesmo no período de recesso, ele e os colegas continuaram trabalhando. Informou que participou da audiência pública realizada no mês passado em Maragogipe para a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu que vai gerar empregos para seis cidades da região, incluindo Cachoeira. O vereador prestou uma homenagem à memória da fotógrafa conhecida como Néia da Foto falecida recentemente. Ele solicitou que a Câmara encaminhasse uma moção de pesar aos familiares da fotógrafa. Pediu cautela ao vereador Luiz Carlos Monteiro e mais averiguação dos fatos, para não torná-los públicos, sem a devidas provas.

A vereadora Eliana Gonzaga, ao discursar, falou que estava convalescendo de uma enfermidade. Anunciou a abertura de novos cursos de capacitação profissional que estão sendo oferecidos por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira. O vereador Wendel Chaves falou da crise que enfrenta os municípios e destacou o empenho da administração pública municipal para melhorar a educação em Cachoeira. Ele destacou o curso de graduação que 300 professores da rede municipal estão frequentando. A vereadora Maria Lúcia Costa Santos também abordou as dificuldades enfrentadas pela gestão municipal devido à redução dos repasses à prefeitura, mas ressaltou que ainda assim, o município de Cachoeira, não teve que desativar postos de saúde, nem promover a demissão de funcionários. Ela pediu a união de todos para superar as dificuldades e paciência à população. Informou aos moradores da Ladeira da Cadeia e de outras comunidades que a prefeitura já realizou licitação para a aquisição de material de iluminação pública. Além disso a vereadora convidou a população e os presentes para a realização do tradicional carnaval da Ladeira da Cadeia promovido pela doceira Dona Elza Silva Costa, há mais de três décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário