terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Câmara realiza segunda sessão ordinária do ano

A Câmara de Vereadores, sob a presidência de Carlos Pereira Menezes, realizou nesta segunda-feira, 22, a segunda sessão ordinária de 2010. A vereadora Angélica Sapucaia da Silva usou a tribuna para parabenizar o prefeito de Cachoeira pelas obras de pavimentação de ruas no distrito de Santiago do Iguape. A vereadora disse que espera que o Executivo também atenda as reivindicações dos moradores do distrito de São Francisco do Paraguaçu para calçar ruas daquela localidade que ainda não foram beneficiadas. (foto: vereadora Angélica Sapucaia)
Em seu discurso, a vereadora parabenizou os atuais membros da Mesa Diretora da Câmara e justificou a ausência na sessão de abertura dos trabalhos da Casa, segunda-feira passada Angélica Sapucaia cobrou do prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira o pagamento do salário mínimo atualizado dos servidores municipais.

Em seguida falou o vereador José Carlos Matos Silva que chamou a atenção do Executivo Municipal pela precariedade do serviço de iluminação pública na sede e zona rural. O vereador voltou a cobrar providências do Executivo no sentido de revitalizar o Jardim Grande, que segundo ele, encontra-se “em estado de calamidade pública”. Mato Silva lamentou que a iluminação da praça fosse feita por gambiarras, quando no local existem postes ornamentais. Pediu providências também para o problema o esgoto que corre à céu aberto no bairro do Virador, ressaltando os prejuízos para a saúde dos moradores da localidade.

Por sua vez, o vereador Júlio Cesar Costa Sampaio reforçou as reivindicações de José Carlos Matos Silva e cobrou agilidade do Executivo no atendimento dos pleitos. Em seguida falou da necessidade de uma mobilização da Câmara, do Executivo e da sociedade para a busca das vagas de empregos para trabalhadores cachoeiranos e de outras cidades da região nos estaleiros de São Roque do Paraguaçu. Júlio Cesar destacou a necessidade do investimento na capacitação da mão de obra para ocupar os postos de empregos desses investimentos. Ele também sugeriu a implantação de uma unidade do SESI em Cachoeira.
O vereador apresentou a reivindicação de obras de infra-estrutura para algumas ruas do bairro Morumbi. Ele também solicitou ao Executivo a construção de Quadra Poliesportiva para aquela comunidade. Júlio Cesar defendeu ainda a execução de obras de infra-estrutura para o Alto da Rodagem, de contenção das encostas, melhoria da via de acesso ao bairro extensão da rede elétrica, entre outros benefícios.

O vereador Wendel Chaves parabenizou o secretário de Agricultura, Carlos Alberto Fraga Lobo pela sua atuação à frente da pasta. Convidou a população para participar do Campeonato de Futebol Juvenil e Sênior que será realizado nos dias 26 e 27 por iniciativa da Associação de Moradores da Pitanga. O vereador também elogiou a atuação do presidente da entidade Gutembergues Paixão. Chave registrou a realização da Ação Comunitária promovida recentemente pela entidade que atendeu gratuitamente mais de 200 pessoas com diversos serviços. O vereador também encaminhou à Mesa da Câmara, um abaixo – assinado dos Moradores do Morumbi, pedindo à prefeitura a limpeza da rua de cima, bem como um gari para trabalhar diariamente no local.

A questão do lixo doméstico foi abordada pela vereadora Maria Lúcia Costa Santos, que ressaltou o perigo de dejetos acumulados em vias públicas para a saúde do homem e meio ambiente. A vereadora conclamou a população para colaborar com a limpeza pública da cidade observando o horário da coleta. Ele citou como exemplo, o hábito de pessoas que sempre descartam o lixo de suas casas, após a passagem do carro da coleta. A vereadora anunciou que em breve irá mobilizar os moradores do bairro da Ladeira da Cadeia para um grande mutirão de limpeza com ações educativas sobre os impactos negativos do lixo jogado fora aleatoriamente na natureza e na qualidade de vida da população.



Câmara aprova projeto que concede título de cidadão ao professor Xavier Gilles Vatin


Foi aprovado na sessão de ontem em primeira votação, Projeto de Resolução Nº 16/2009, de autoria da vereadora Maria Lúcia Costa Santos(PSL) que concede o título de Cidadão honorário de Cachoeira ao antropólogo e professor Xavier Gilles Vatin atual diretor do CAHL- Centro Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal da Bahia.


Câmeras de Vigilância para a cidade

Foi aprovado em segunda discussão Projeto de Lei Nº 45, de autoria do vereador Júlio César Costa Sampaio, que autoriza o Município de Cachoeira a instituir o Serviço de Segurança de Câmeras de Vigilância.

O vereador Júlio Cesar Costa Sampaio retirou da pauta de discussão o Projeto de Lei Nº 46, que institui no município a carteira de estudante, argumentando que é preciso aprofundar as informações sobre a proposta.

Vereador Wendel Chaves cobra melhorias da estrada que liga o Alto do Túnel à Lagoa Encantada. Na indicação de 03/2010, o vereador solicita providências ao Executivo Municipal para executar obras melhorias da referida estrada.







Um comentário:

  1. as obras prometida pelo prefeito no murubi calcamento e pavimentacoes vao comecar ou nao prefeito por favor estamos esperando

    ResponderExcluir