sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Audiência pública para discutir orientações do IPHAN na Câmara de Vereadores

Está marcada para o próximo dia 25 de setembro(quarta-feira), às 19h30min, audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores de Cachoeira, para a discussão sobre as orientações emitidas pelo IPHAN -Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional, aos moradores de Cachoeira com o objetivo adequar as intervenções visuais e construções à lei federal de preservação do patrimônio arquitetônico. Ontem pela manhã, os vereadores participaram de uma reunião com a arquiteta Karina Monteiro, representante local do IPHAN. A cidade de Cachoeira é tombada pelo IPHAN desde 1971.

Para o presidente da Mesa Diretora da Câmara, José Carlos Matos Silva, a realização audiência pública servirá para tirar todas as dúvidas da população com relação as ações administrativa do escritório local do IPHAN. " É importante que os moradores da cidade compareçam, principalmente, os donos de imóveis que receberam notificações para adequar as suas casas ou estabelecimentos comerciais às orientações do IPHAN", disse o presidente.

Ainda segundo ele, o diálogo que a Câmara está promovendo entre o órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural, histórico e paisagístico, com os representantes do Poder Legislativo e a população servirá para esclarecer dúvidas sobre a relação dos moradores com e o tombamento da cidade." Ainda hoje pairam dúvidas por parte da população sobre a questão do tombamento da cidade, o desenvolvimento e a preservação do patrimônio arquitetônico".

Um comentário:

  1. Urge discutir também a ausência de civilidade e respeito com que as autoridades do IPHAN tratam proprietários de imóveis na cidade. Julgam e lidam com os cidadãos com desprezo como se estes fossem ignorantes e como se não tivessem responsabilidade com a preservação de seus imóveis. A orientação deve ser proporcionada com elegância, com educação, a ponto de criar parceiros deste Órgão tão importante na vida da comunidade, nunca com deselegância, com expressões coercitivas, com a falta de cumprimento da palavra, postura que vem gerando oponentes, desafetos, criando atmosfera de reconhecida discórdia entre proprietários e as mencionadas autoridades. É preciso que haja bom sendo para se estabelecer uma parceria onde as partes sintam a segurança nas transações que visam a preservação dos valores arquitetônicos que integram o conjunto tombado da Cachoeira.

    ResponderExcluir