terça-feira, 15 de maio de 2012

Memória e Cultura para o Incentivo às Leituras e Desenvolvimento Humano



 Com o propósito de educar para o patrimônio; incentivar às leituras (de livros e do mundo); a escrita, a partir da experiência de investigação e registro da memória oral; registrar os saberes e fazeres tradicionais do Recôncavo baiano o projeto "Dedinho de Prosa. Cadinho de Memória" inicia suas atividades na 10ª Semana de Museus.

Voltado em suas atividades para o público infanto-juvenil, a programação de abertura integra momentos reflexivos, interativos e lúdicos de contato com o patrimônio cultural imaterial, como a Mesa-redonda sobre o Museu Vivo, com foco de abordagem nos mestres dos saberes e fazeres tradicionais e a oralidade como instrumentos de salvaguarda da memória social e da identidade do território. Terão dentre os convidados a produtora cultural e especialista em memória Renata Machado e o museólogo, Gerente Técnico da Fundação Hansen Bahia, Jomar Lima. Como mediadora a Coordenadora do projeto Dedinho de Prosa. Cadinho de Memória, Luísa Mahin Nascimento.
Dentre as atividades lúdicas se integram o teatro de bonecos com o grupo Ereoatá e o espetáculo teatral "Histórias de Mãe Beata" do grupo Akpalôs e Teatro Griô. Este espetáculo é inspirado nos contos populares do livro “Caroço de Dendê”, da Ialorixá Mãe Beata de Yemonjá. O espetáculo revela, de maneira divertida e singela, a vida e o encanto do Recôncavo Baiano, os mitos dos orixás e histórias de animais astutos e sagrados. Os atores vivem em cena sambadores, lavadeiras, saveiristas, benzedeiras, lavradores, parteiras e quituteiras, que compartilham, no encontro direto com o público, diversas tramas costuradas com cantigas populares e muito samba de roda.
A programação é aberta ao público e a entrada é gratuita. As oficinas do projeto serão desenvolvidas na Escola Estadual Ministro José Rabelo em Cachoeira (inscrições no local).
Este projeto conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Governo da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário