terça-feira, 31 de maio de 2011

Vereador Carlos Menezes fala sobre acessibilidade em Cachoeira

Texto de Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)


Na última sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Cachoeira (30), o vereador Carlos Menezes Pereira cobrou dos órgãos competentes mais acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especais no município. Para ele, a acessibilidade é muito precária, pois as pessoas portadoras de necessidades especiais acabam disputando espaço nas calçadas com carros, bicicletas e barracas. Carlos enfatizou a falta de estrutura e cobrou uma maior fiscalização no que diz respeito às barras armadas nas calçadas, dificultando o acesso das pessoas. 'É preciso criar mais rampas e acessos para essas pessoas que tem dificuldade de se locomover pela cidade", afirmou o vereador.

Num outro momento, o vereador Carlos Menezes propôs uma audiência pública envolvendo as Câmaras de Vereadores de Cachoeira e de São Félix e reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para que o reitor possa prestar esclarecimentos quanto a chegada de novos cursos em Cachoeira. De acordo com o vereador, o reitor assinalou que a cidade de Cachoeira não comporta mais cursos. Para Carlos Menezes, isso não pode ser admitido pela população da cidade.



Vereadora Eliana Gonzaga fala a respeito do abastecimento de água na comunidade da Murutuba


Texto de Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)


Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores (30), a vereadora Eliana Gonzaga de Jesus discursou a respeito do abastecimento de água na comunidade da Murutuba em Cachoeira. Segundo ela, o poço artesiano da localidade não atende as necessidades básicas da população. "É preciso que um técnico vá até lá para fazer uma avaliação, para que possamos cobrar as providências necessárias quanto ao poço artesiano", afirmou a vereadora.



Vereador José Carlos cobra reforma no prédio Tiro de Guerra de Cachoeira


Texto de Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)


Na sessão do último dia 31, na Câmara de Vereadores de Cachoeira, o vereador José Carlos Matos Silva cobrou do Poder Executivo uma reforma urgente no prédio do Tiro de Guerra de Cachoeira. Segundo o vereador, o prédio necessita de uma reforma elétrica e hidráulica, uma reforma nos sanitários, além de outros reparos que precisam ser feitos. "A obrigação do Poder Executivo é dar a infra-estrutura necessária para o Tiro de Guerra", explicou ele.

O vereador também falou sobre a sessão itinerante na comunidade da Murutuba. Para ele a sessão foi de grande importância para a comunidade. "Foi excelente, pois a comunidade participou em massa, e se o Executivo atender 50% das reivindicações, será de grande importância para a comunidade", esclareceu o vereador.







PROPOSIÇÕES APROVADAS EM SEGUNDA E TERCEIRA DISCUSSÃO


Projeto de Lei n 17/2011 - Dispõe sobre as Diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2012.


Projeto de Lei n 18/2011 - Autoriza o Poder Executivo Municipal por seu prefeito Fernando Antonio da Silva Pereira, doar um terreno de domínio público municipal.


PROPOSIÇÃO APROVADA EM DISCUSSÃO ÚNICA.


Indicação n 56/2011 - Solicitando do prefeito e do secretário de obras, colocação de cascalho na estrada do povoado da Opalma, próximo à casa do Sr. Carlito, de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Gravidez na adolescência preocupa vereador Gevaldo Simõe


Texto de Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira (23), o vereador Gevaldo Simões Santos Sobrinho explanou sua preocupação com o crescimento dos casos de gravidez precoce no município. Segundo ele, o número de adolescentes grávidas vem crescendo consideravelmente. “Isso é terrível porque o sofrimento não é só da mãe, dos familiares, mas também da criança”, afirmou o vereador.

Para o vereador, o Poder Público tem grande responsabilidade no sentido de dar mais informação, educação e proporcionar a distribuição de meios contraceptivos, para que esses jovens não caiam nesse problema. “É preciso ajudar essas crianças a escapar desses laços”, explicou.




Vereador Carlos Menezes fala sobre novos cursos da UFRB em Cachoeira


Texto de Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)


Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores (23), o vereador Carlos Menezes Pereira mostrou sua insatisfação com relação aos poucos investimentos que vem sendo feitos na UFRB na cidade. Segundo o vereador, o reitor da UFRB afirmou que Cachoeira não tem mais condições de receber mais cursos. Carlos Menezes discorda dessa afirmação. “Sabemos da importância da Universidade o município, mas precisa contribuir muito mais. Prédios foram doados e até agora nenhum investimento foi feito”, explicou o vereador.

Em outro momento da sessão, o vereador Carlos Menezes parabenizou o prefeito da cidade pela intenção de construir a nova sede da APAE de Cachoeira, no bairro do Caquende. A APAE completou recentemente 14 anos de fundação.



PROPOSIÇÕES APROVADAS EM SEGUNDA E TERCEIRA DISCUSSÃO


Projeto de Lei n° 12/2011 - Institui o Conselho de Trânsito e Trânsito de Cachoeira, oriundo do Poder Executivo.



Projeto de Lei n° 13/2011 – Institui e regulamenta aos Serviços de Transporte Coletivo Escolar e dá outras providências, oriundo do Poder Executivo.


Projeto de Lei n° 03/2011 – Autoriza o município a instituir o serviço social nas escolas municipais de Cachoeira, de autoria do vereador Carlos Menezes Pereira.



PROPOSIÇÃO APROVADA EM DISCUSSÃO ÚNICA


Indicação n° 55/2011 – Indicando o nome do Sr. Pedro Erivaldo Francisco da Silva para ser orador oficial do 25 de Junho, de autoria do vereador Júlio César Costa Sampaio.






segunda-feira, 23 de maio de 2011

Festa de Corpus Christi

A Câmara de Vereadores e a paróquia de Nossa Senhora do Rosário promovem as celebrações de Corpus Christi no dia 24 de junho coma seguinte programação: Missa às 16 horas na Igreja da Ordem 1ª do Carmo, seguida de procissão.

Corrida da Fogueira

Encontram-se abertas na Câmara de Vereadores de Cachoeira, as inscrições para a 51ª edição da Corrida da Fogueira. Os interessados devem procurar a Câmara de Vereadores para efetuar as inscrições. Este ano, o evento será realizado no dia 19 de junho(domingo), às 9h. Serão distribuidos R$ 3 mil reais em prêmios. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (75) 3425 1018.

SESSÃO ITINERANTE NO POVOADO DA MURUTUBA

A Câmara de Vereadores de Cachoeira realiza nesta quinta-feira, dia 26 de maio, Sessão Itinerante, no Povoado da Murutuba, na zona rural. A proposição foi da autoria do vereador José Carlos Matos Silva.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Vereador Carlos Menezes fala sobre o aniversário de 14 anos da APAE de Cachoeira




Texto: Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)


Durante a sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores foi comemorado o 14° aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cachoeira (APAE). Estiveram presentes a presidente da APAE de Cachoeira, Cleonice Rosa, o provedor da Santa casa de Misericórdia de Cachoeira, Gílson Agrário, o presidente da APAE de São Félix, Francisco da Silva, entre outros. O vereador Carlos Menezes Pereira falou sobre a importância dessa associação para o município de Cachoeira, enfatizando o papel social que ela realiza. “A APAE é responsável pela inclusão social e educacional desses jovens excepcionais, e precisa de mais apoio de todos nós”, afirmou.

Promotor de Justiça falou a respeito da guerra de espadas durante sessão especial



Texto: Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)


A Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira (16) realizou uma sessão extraordinária para tratar da guerra de espadas no município. O promotor de justiça de São Félix e substituto de Cachoeira, Dr. Millen Castro falou sobre sua preocupação, e medidas que estão sendo tomadas para coibir essa prática nos dois municípios. O promotor deixou claro que tocar espadas é crime. Segundo uma lei federal, a espada é considerada também uma arma de fogo, e quem for pego armazenando ou tocando espadas pode responder por até 6 anos de prisão.

Millen Castro enfatizou que o foco é a prevenção, ou seja, buscar onde as espadas estão sendo confeccionadas e como estão entrando na cidade. Para o promotor, a comunidade possui um papel muito importante no combate a essa prática, e convidou as pessoas a denunciarem, mesmo de forma anônima, o uso desses aparatos. “É preciso a adesão da população para coibir os espadeiros. Não só pessoas inocentes podem ser prejudicados com a guerra de espadas, mas também aqueles que soltam essas espadas”, explicou o promotor.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Proposições aprovadas em primeira discussão na sessão ordinária do dia 9 de maio de 2011


PROPOSIÇÕES APROVADAS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO


Projeto de Lei n° 12/2011 – Institui o Conselho municipal de Trânsito de Cachoeira, oriundo do Poder Executivo.


Projeto de Lei n° 13/2011- Institui e regulamenta aos serviços de transportes coletivo escolar e dá outras providências, oriundo do Poder Executivo.


Projeto de Lei n° 03/2011 - Autoriza o município a instituir o serviço social escolar nas escolas municipais de Cachoeira, de autoria do vereador Carlos Menezes Pereira.


PROPOSIÇÃO APROVADAS EM DISCUSSÃO ÚNICA


Projeto de Resolução nº 03/2011 – Parecer prévio das contas da prefeitura municipal Exercício Financeiro de 2009.


Indicação n° 39/2011 – Solicitando da Coelba, dois postes para iluminação pública na Rua da Custódia, São Francisco do Paraguaçu, de autoria da vereadora Angélica Sapucaia da Silva.


Indicação n° 40/2011 – Solicitando do prefeito, junto à secretaria competente organizar queima de fogos, na virada do ano, de autoria da vereadora Angélica Sapucaia da Silva.


Indicação nº 41/2011 – Solicitando do prefeito, autorizar a secretaria competente ornamentar as ruas, durante as comemorações natalinas, de autoria da vereadora Angélica Sapucaia da Silva.


Indicação n° 42/2011 – Solicitando do secretário de obras, a retirada das terras na ponte do distrito de Santiago do Iguape, de autoria da vereadora Angélica Sapucaia da Silva.


Indicação n° 43/2011 – Solicitando do prefeito, solicitar do órgão competente a perfuração de um poço artesiano, na comunidade da Formiga, de autoria do vereador Julio Cesar Costa Sampaio.


Indicação n° 44/2011 – Solicitando do prefeito, criar um órgão para elaboração de projetos que possam atender as associações e os conselhos comunitários, de autoria do vereador Julio Cesar Costa Sampaio.


Indicação n° 45/2011 – Solicitando da Coelba, extensão de rede elétrica na rua que fica ao lado da oficina na localidade da Formiga, de autoria do vereador Julio Cesar Costa Sampaio.


Indicação n° 47/2011 – Solicitando do prefeito e do secretário de obras, construir uma creche-escola na localidade da Baixa Grande, sub escrita por todos os vereadores.


Indicação n° 48/2011 - Solicitando do prefeito e do secretário de obras, melhoramento da estrada que dá acesso à localidade da Baixa Grande, sub escrita por todos os vereadores.


Indicação n° 49/2011 – Solicitando do Secretário de saúde, o ônibus de saúde para atender de 15 em 15 dias, os moradores da comunidade da Baixa Grande, sub escrita por todos os vereadores.


Indicação n° 50/2011 – Solicitando do prefeito, aquisição de uma ambulância para a comunidade da Baixa Grande, sub escrita por todos os vereadores.


Indicação n° 51/2011 – Solicitando do gerente da empresa de Telefonia OI, colocação de orelhões na localidade da Baixa Grande, sub escrita por todos os vereadores.


Indicação n° 52/2011 – Solicitando do prefeito e do secretário de obras, colocação de cascalho na estrada da Garagonha (Tibirí), de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus.


Indicação n° 53/2011 – Solicitando do prefeito e do secretário de obras, melhoramento da estrada da localidade do Jorge, povoado do saco, de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus.


Indicação n° - 54/2011 – Solicitando do prefeito e do secretário de obras, calçamento da Rua Bela Vista, no Alto do Gravatá, de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus.



PROPOSIÇÃO RETIRADAS DE PAUTA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO


Projeto de Lei n° 06/2011 – Declara de utilidade pública municipal a Associação Cultural e Artística de Santiago do Iguape – ACASI, de autoria da vereadora Maria Lúcia Costa Santos.




Carlos Menezes destaca aprovação das contas do prefeito de Cachoeira

Texto de Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)

Durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Cachoeira (09), o vereador Carlos Menezes Pereira parabenizou o prefeito da cidade pela aprovação das contas da prefeitura, pelo Tribunal de Contas do Município. “O prefeito Tato mostrou responsabilidade e compromisso com o dinheiro público, pelo 5º ano consecutivo”, afirmou o vereador.

O vereador Carlos Menezes falou também sobre a aprovação do projeto de sua autoria, que autoriza o município a instituir o serviço social escolar nas escolas municipais de Cachoeira, pela Câmara de Vereadores. O vereador explicou a importância desse projeto para a população do município. “Existem problemas que interferem na vida do aluno, e o profissional de Serviço Social atua no sentido de identificar e buscar a melhor maneira de sanar o problema. Isso também irá melhorar a relação entre colégio, aluno e família”, explicou

José Carlos Matos manifesta sua preocupação com focos do mosquito da dengue


Texto de Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)


Na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira (09), o vereador José Carlos Matos Silva falou a respeito da situação dos pneus velhos jogados a céu aberto na oficina municipal. Os pneus estão jogados na rua próximo ao Colégio Edvaldo Brandão. Para ele esse é um caso de saúde pública, pois o acumulo de água nos pneus pode virar um foco do mosquito da dengue. José Carlos pediu da secretaria competente a remoção o quanto antes dos pneus daquela área. Em um outro momento o vereador mostrou sua alegria com relação ao aniversário da Lira Ceciliana de Cachoeira, que completará 140 anos, e tomará posse uma nova diretoria. “A Lira Ceciliana é uma entidade de grande relevância para a comunidade musical de Cachoeira”, afirma o vereador José Carlos.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Wendel Chaves parabenizou o prefeito pelas obras em Capoeiruçu

Texto: Mariana Vilas Bôas(Estudante de Comunicação da UFRB, estagiária da Ascom)

Em sessão ordinária realizada na última segunda-feira, o vereador Wendel Chaves (PMDB) parabenizou o prefeito pela inauguração das obras no distrito de Capoieruçu, que aconteceu no último sábado.
“A escola João Gonçalves é de uma estrutura e beleza incríveis. Tem área de lazer, área verde e é bastante espaçosa. Nem parece que é uma escola pública do tipo que já estamos acostumados, pequena e sem muitos recursos. A quadra poliesportiva também é maravilhosa, vai proporcionar aos moradores mais uma opção de lazer e prática de esportes. Não podemos esquecer da praça, totalmente reformada e arborizada.”

Vereador Luís Carlos de Freitas Monteiro faz solicitações e dá boa notícia à população
Texto: Mariana Vilas Bôas(Estudante de Comunicação da UFRB, estagiária da Ascom)
No momento das representações partidárias, o vereador Luís Carlos de Freitas Monteiro (PT do B) parabenizou o prefeito pelas obras inauguradas no último sábado no distrito de Capoeiruçu. “Eu estive presente e vi, as obras estão lindas. A escola João Gonçalves está com uma estrutura que faz inveja em qualquer escola particular. Uma quadra poliesportiva que vai proporcionar mais esporte e lazer aos moradores, além da praça, que ficou linda, toda gramada.”
O vereador também solicitou ao secretário de Obras e Meio Ambiente, Edgar Moura, que providencie o calçamento da Rua Augusto Costa, a qual ele diz estar intransitável.
Por fim, informou que tinha uma boa notícia para dar à população; havia conseguido com o órgão da SERPRE (órgão do governo federal responsável pela instalação do sistema de emissão de documentos) que enviasse uma equipe nos próximos dias para instalar o programa para emissão dos documentos básicos. A emissão de documentos acontecerá no antigo PAT, atual SINE. O vereador há muito tentava resolver esse impasse com o governo.


Secretário de saúde comparece à sessão ordinária e esclarece dúvidas dos vereadores presentes

Texto: Mariana Vilas Bôas(Estudante de Comunicação da UFRB, estagiária da Ascom)
Na última sessão ordinária realizada na primeira segunda-feira de maio, o secretário de saúde, Mamede Dayube se fez presente em plenário esclarecendo as dúvidas dos demais vereadores presentes.
A princípio foi questionado pelo vereador José Carlos Matos Silva (PTN) acerca da distribuição dos medicamentos de combate à esquistossomose que, segundo testemunhas não estava sendo feita. O secretário afirmou que não é um problema do município, já que havia ocorrido um erro no sistema do governo e não há mais encaminhamento deste medicamento. Contudo, o secretário afirmou ainda que o município já comprou a medicação necessária para suprir a deficiência e atender a população.
Mamede foi questionado sobre a ausência de um psicólogo no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). “Não é verdade. Tínhamos uma psicóloga que pediu pra sair e já substituímos por outra. O CAPS tem um profissional atendendo sim.”
Ao ser questionado sobre o problema dos cachorros de rua, Mamede justifica: “O centro de zoonoses está ciente do problema, contudo os veterinários já comprovaram que a maioria desses animais não tem leishmaniose, que é a grande preocupação da população. Estes animais tem sarna, que não é prejudicial ao homem.”
Após ser parabenizado por sua atuação no setor da saúde, mais uma vez deixou clara sua disponibilidade de comparecer à Câmara e responder as questões levantadas pelos vereadores e pela população. Lembrando que a Secretaria de Saúde sempre está de portas abertas para receber quem quer que seja.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O vereador Carlos Menezes falou sobre a visita do Secretário Saúde do Município na última sessão


Texto: Leomir Santana (estudante de Jornalismo da UFRB e estagiário da Ascom)

Na última sessão ordinária (02), da Câmara Municipal de Cachoeira, o vereador Carlos Menezes Pereira falou sobre a visita do Secretário de Saúde do município, Mamede Dayube, à câmara. Para o vereador essa visita foi de grande importância para o esclarecimento de várias dúvidas dos vereadores e da população cachoeirana. Entre outros assuntos, o secretário de saúde falou sobre a dengue noa cidade, a construção do novo Caps e a fiscalização dos abatedouros no município. Carlos Menezes enfatizou a importância de que mais secretários façam visitas como esta, para esclarecer as dúvidas pertinentes às devidas secretarias do município de Cachoeira. O vereador explanou que o município possui um grande potencial turístico e cultural, e isso deve ser discutido, mais frequentemente, por isso fez o convite ao secretário de cultura e turismo para também usar da tribuna da câmara para tratar de assuntos grande relevância para Cachoeira.