terça-feira, 26 de abril de 2011

Sessão Itinerante na comunidade de Baixa Grande

A Câmara de Vereadores reralizará sessão itinerante nesta quinta-feira, dia 28, às 16 horas na comunidade da Baixa Grande, zona rural do município. A indicação é de autoria do vereador Wendel Chaves da Silva.

Eliana denuncia falta de manutenção dos telefones públicos em Cachoeira

Texto: Mariana Vilas Bôas(Estudante de Comunicação da UFRB, estagiária da Ascom)


Na última sessão realizada nesta segunda-feira (25), a vereadora Eliana Gonzaga (PMDB) solicitou da Câmara que providencie um ofício pra ser encaminhado à operadora de telefonia responsável pelos orelhões da cidade. “É inadmissível que uma cidade com um fluxo turístico tão grande, com o número de estudantes que reside aqui, não tenha um telefone público disponível para uso, estão todos com defeito. De 10 orelhões, só um ou dois funcionam. A população precisa desse serviço. Nas comunidades rurais o problema é o mesmo, tem os telefones, mas nenhum funciona”.


Eliana falou ainda a respeito das estradas das comunidades rurais que precisam de manutenção. Solicitou ao Secretário de Obras, Edgar Moura que tome providências. “Eu sei que a cidade tem uma demanda grande, que existe uma deficiência no maquinário, mas alguma coisa deve ser feita”.

José Carlos Matos Silva cobra a presença do Secretário de saúde na Câmara e aponta outros questionamentos à Prefeitura


Texto Mariana Vilas Bôas(Estudante de Comunicação da UFRB, estagiária da Ascom)


Em sessão ordinária realizada no último dia 25, o vereador José Carlos Matos Silva (PTN) cobrou mais uma vez a presença do Secretário de Saúde do município, Mamede Dayube, para esclarecer algumas dúvidas. “Quando a Câmara convoca alguém a se apresentar aqui, este tem a obrigação de vir. Ele não pôde, mas mandou a responsável, mas isso foi há duas semanas. Ele tem que vir aqui esclarecer algumas coisas. A população tem o direito de saber, de cobrar, e nós, vereadores, estamos aqui representando as cobranças do povo. O prefeito diz que é um governo de transparência, mas o que se vê são lacunas. E a secretaria de saúde é uma delas”.


Cobranças relativas à infraestrutura também foram feitas. A Encosta do Alto do Gravatá, região da Rua da Feira, está em situação de risco devido a proximidade do período de chuvas. “É um local onde transitam muitas crianças, por ser um atalho para a escola. A qualquer momento a encosta pode ceder. Cachoeira tem uma geografia acidentada, o que piora a situação”.


A Encosta do Bairro do Cucuí também está em situação semelhante. “É uma manobra extremamente ariscada. A Prefeitura cedeu o terreno embaixo da encosta para os moradores poderem construir suas casas, mas a encosta pode cair a qualquer momento. Eu e outros vereadores já solicitamos ao secretário de obras e meio ambiente, Edgar Moura, que possa fazer algo a respeito. A demolição do morro pode ser uma alternativa, isolar a área também. O que não pode é deixar do jeito que está e mais tarde recebermos a notícia de uma tragédia em nossa cidade por omissão do secretário.”

Vereador Luis Carlos Monteiro pede controladores de trânsito para a Ponte D. Pedro II nos dias de feriado


Texto: Leomir Santana (estudante de Jornalismo e estagiário da Ascom)

Na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira (26), o vereador Luis Carlos de Freitas Monteiro explanou sua preocupação a respeito de alguns assuntos referentes ao município de Cachoeira. O vereador cobrou dos órgãos competentes a manutenção dos controladores de trânsito na Ponte Dom Pedro II, durante os sábados, domingos e feriados. De acordo com ele, durante os finais de semana e feriados, o trânsito na ponte fica muito prejudicado, devido também a essa falta de controladores. Para o vereador Luis Carlos, o trânsito no ponte que liga a cidade de Cachoeira à cidade de São Félix é muito importante para o município, e necessita de mais atenção por parte das autoridades.

O vereador usou do plenário para expor sua preocupação com relação às escavações que vem sendo realizadas no Alto do Rosarinho. Segundo ele, essas escavações estão prejudicando o solo, e devido a isso, um poste corre o risco de cair, podendo causar uma tragédia para a população.

Outro assunto que levou o vereador a externar sua inquietação, foi a presença de vários cães doentes pelas ruas da cidade. Para Luis Carlos, a secretaria de saúde e o centro de zoonose devem tomar providências, e retirar esses animais das ruas, pois, podem causar diversas doenças para a população. Para concluir, o vereador Luis Carlos mostrou sua preocupação com as ruas Tambor Soledade, Alto do Rosarinho e Augusto Azevedo, pois segundo ele, a empresa de limpeza MRC não vem dando a atenção necessária para estas ruas de Cachoeira.



PROPOSIÇÕES APROVADAS EM SEGUNDA E TERCEIRA DISCUSSÃO:

Projeto de Resolução n° 02/2011 – Concede Título de cidadã cachoeirana a ilustríssima senhora Cláudia Alexsandra de Freitas dos Santos, de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus;


Projeto de Lei n° 15/2011 – Autoriza a implantação do uso do Posto Retransmissor de Sinal de TV Canal 15, de autoria do Poder Executivo.


PROPOSIÇÕES APROVADAS EM DISCUSSÃO ÚNICA:

Indicação n° 36/2011 – Solicitando do Prefeito, construir uma Creche Escola na comunidade de Belém, de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus;


Indicação n° 37/2011 - Solicitando do Prefeito, construir uma fábrica de polpa na comunidade de Belém, de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus;


Indicação n° 38/2011 – Solicitando do Prefeito, construir um posto artesiano, na comunidade da Faleira, de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus.


PROPOSIÇÃO RETIRADA EM DISCUSSÃO ÚNICA:

Projeto de Resolução n° 03/2011 – Parecer prévio das contas da Prefeitura M. Exercício Financeiro de 2009.


PROPOSIÇÃO RETIRADA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:

Projeto de Lei n° 16/2011 – Altera o art. 1° da Lei Municipal n° 666/2004, oriundo do Poder Executivo.


sábado, 23 de abril de 2011

Vereador Gelvado Simões manifesta preocupação com a Saúde Pública municipal

Texto de Mariana Vilas Bôas(Estudante de Comunicação da UFRB, estagiária da Ascom)


Mais uma vez o vereador Gevaldo foi a plenário expor suas inquietações com relação ao tratamento que está sendo dado à saúde no município de Cachoeira. “Na última sessão eu expus minha preocupação e pedi que o secretário de saúde viesse esclarecer algumas coisas, não apenas pra mim, mas principalmente para a população que tem o direito de saber o que está sendo feito para combater a dengue na cidade.”Gevaldo afirmou que os agentes de endemias do município não tem condições adequadas de trabalho nem tinham material mínimo para realizar as visitas até o fim de março.O secretário de saúde, Mamede Dayube, não pôde se fazer presente na sessão contudo, a coordenadora dos agentes de endemias esclareceu algumas dúvidas e disse que todas as providências já estão sendo tomadas para combater o problema.Por fim, como chefe da Comissão de Finanças, orçamentos e contas, o vereador justificou a retirada do Projeto de Resolução nº 03/2011, cujo objetivo é o Parecer Prévio das Contas da Prefeitura Municipal relativo ao Exercício Financeiro de 2009. “A comissão precisa de um pouco mais de tempo pra analisá-las”.

Vereador Júlio Costa Sampaio cobra atuação dos Conselhos Municipais

Texto de Mariana Vilas Bôas(Estudante de Comunicação da UFRB, estagiária da Ascom)

O Presidente da Câmara de vereadores, Júlio Costa Sampaio, falou em plenário sobre a atuação dos conselhos municipais e outras cobranças. Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (18), o vereador Júlio Costa Sampaio, conhecido com Teta, questionou a atuação dos conselhos municipais. “A Câmara ficou responsável por dar o aval para instalação desses conselhos. Mas nós não vemos atuação dos mesmos. Não sabemos onde se encontram, o que fazem, quem são os componentes, quem são os presidentes. Até mesmo pra que a gente possa divulgar para a população que tem o direito de saber o que acontece.”Teta afirmou que vai haver uma convocação dos presidentes dos conselhos municipais para alguns esclarecimentos acerca destes problemas.O presidente falou ainda sobre as cobranças junto ao Governo Federal relativas à estrada do Iguape e à implantação do Corpo de Bombeiros no município. “Desde 2009, o governador Jacques Wagner, assinou a ordem de início das obras na estrada de São Tiago do Iguape. E semana passada, em reunião com o vereador Carlos Pereira, ele disse que passou a responsabilidade para o DERBA e a prefeitura fica responsável para dar a contrapartida para que as obras sejam iniciadas.Quanto à implantação do Corpo de Bombeiros, em acordo realizado entre os Governos Federal e Municipal, ficou certo que o primeiro se responsabilizaria pela instalação da mobília e o segundo por ceder o local. Contudo, como o Governo afirmou que não tinha recursos para implantação, foi proposto um acordo entre as cidades circunvizinhas para dividir o custeio da reforma do local. Das 10 cidades relacionadas, apenas 2 não se dispuseram a contribuir financeiramente, são elas: Maragojipe e Cruz das Almas.“O processo está parado porque estas duas cidades não quiseram contribuir com os custos. Cachoeira já se responsabilizou por 30% dos gastos, nos quais estão incluídos alimentação, transporte, estadia, etc. O chefe do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana disse que o melhor lugar para implantação seria Cachoeira, porque da proximidade dos outros locais. O acesso é mais fácil a todas as cidades. Nós vamos marcar uma reunião com a cúpula do Governo para resolver essa situação”.

Vereador Júlio Costa Sampaio cobra atuação dos Conselhos Municipais

O Presidente da Câmara de vereadores, Júlio Costa Sampaio, falou em plenário sobre a atuação dos conselhos municipais e outras cobranças. Por Mariana Vilas Bôas Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (18), o vereador Júlio Costa Sampaio, conhecido com Teta, questionou a atuação dos conselhos municipais. “A Câmara ficou responsável por dar o aval para instalação desses conselhos. Mas nós não vemos atuação dos mesmos. Não sabemos onde se encontram, o que fazem, quem são os componentes, quem são os presidentes. Até mesmo pra que a gente possa divulgar para a população que tem o direito de saber o que acontece.”Teta afirmou que vai haver uma convocação dos presidentes dos conselhos municipais para alguns esclarecimentos acerca destes problemas.O presidente falou ainda sobre as cobranças junto ao Governo Federal relativas à estrada do Iguape e à implantação do Corpo de Bombeiros no município. “Desde 2009, o governador Jacques Wagner, assinou a ordem de início das obras na estrada de São Tiago do Iguape. E semana passada, em reunião com o vereador Carlos Pereira, ele disse que passou a responsabilidade para o DERBA e a prefeitura fica responsável para dar a contrapartida para que as obras sejam iniciadas.Quanto à implantação do Corpo de Bombeiros, em acordo realizado entre os Governos Federal e Municipal, ficou certo que o primeiro se responsabilizaria pela instalação da mobília e o segundo por ceder o local. Contudo, como o Governo afirmou que não tinha recursos para implantação, foi proposto um acordo entre as cidades circunvizinhas para dividir o custeio da reforma do local. Das 10 cidades relacionadas, apenas 2 não se dispuseram a contribuir financeiramente, são elas: Maragojipe e Cruz das Almas.“O processo está parado porque estas duas cidades não quiseram contribuir com os custos. Cachoeira já se responsabilizou por 30% dos gastos, nos quais estão incluídos alimentação, transporte, estadia, etc. O chefe do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana disse que o melhor lugar para implantação seria Cachoeira, porque da proximidade dos outros locais. O acesso é mais fácil a todas as cidades. Nós vamos marcar uma reunião com a cúpula do Governo para resolver essa situação”.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Os vereadores Carlos Menezes e Júlio Cezar externaram suas preocupações na última sessão ordinária

Texto: Leomir Santana (estudante de jornalismo e estagiário da Ascom)

Na última sessão ordinária (11), realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira, o vereador Carlos Menezes Pereira pronunciou-se a respeito da lei dos quinze minutos. Esta lei municipal, de autoria do vereador Carlos Menezes determina que os clientes devem permanecer no máximo 15 minutos na fila das agências bancárias. Porém, segundo o vereador, a lei não vem sendo cumprida pelas agências, que podem ser notificadas e multadas pelo descumprimento da lei. Segundo ele, os bancos não estão preparados para atender as pessoas conforme está previsto na lei, e a responsabilidade da fiscalização desses bancos fica a cargo da Secretaria de Finanças do Município de Cachoeira. O vereador explicou também, que os clientes ao chegarem nos bancos podem pedir uma senha, a qual deve constar o seu horário de chegada ao local, pois, esta lhe servirá como prova num possível caso de descumprimento da referida lei. Neste caso, o cliente pode entrar com uma ação na Promotoria Pública, reivindicando os seus direitos. Num outro momento, o vereador Carlos Menezes falou sobre a falta de titulação das terras nas comunidades quilombolas do Vale do Iguape no município da Cachoeira. Segundo ele, a falta de titulação das terras impediu que fossem construídas 59 casas populares nessas comunidades carentes. Essas 59 casas serão estabelecidas próximo à Lagoa Encantada. A Câmara de Vereadores irá realizar uma audiência junto ao Incra para agilizar o processo de titulação das terras das comunidades quilombolas do Vale do Iguape.

Nesta mesma sessão, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Cezar Costa Sampaio externou sua preocupação a respeito do destino dos recursos e investimentos administrados pelo Projeto Monumenta na cidade. Segundo o vereador, estão sendo utilizadas as mesmas madeiras do telhado para a reforma de determinado imóvel na cidade do município. O vereador questiona que não existe uma prestação de contas mais intensa do dinheiro que está sendo gasto nas reformas, e que a responsabilidade de fiscalização é do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN). O vereador Júlio Cezar afirmou que os vereadores irão se reunir para que haja também uma fiscalização por parte da Comissão de Finanças da Câmara a respeito deste assunto.




PROJETOS DE LEI APROVADOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:


Projeto de Lei nº. 15/2011 – Autoriza a implantação do uso do posto Retransmissor de Sinal de TV Canal 16, de autoria do Poder Executivo;


Projeto de Lei nº. 03/2011 – Autoriza o município a instituir o Serviço Social Escolar nas escolas Municipais de Cachoeira, de autoria do vereador Carlos M. Pereira;


PROPOSIÇÕES APROVADAS EM DISCUSSÃO ÚNICA:


INDICAÇÃO N°. 33/2011 – Solicitando do gerente do Banco do Brasil, o cumprimento da decisão judicial proferida em 22.07.2005, de autoria do vereador Carlos M. Pereira;


INDICAÇÃO N°. - Solicitando do Secretário de Educação , averiguar por que motivo está desativado o Laboratório de Informática com a Internet da Escola Joaquim Correia, em Capoeiruçu, de autoria do vereador Carlos M. Pereira;


INDICAÇÃO N°. 35/2011 – Solicitando do prefeito autorizar a construção de uma praça com área de lazer na localidade da Terra Vermelha, de autoria do vereador Luiz Carlos de Freitas Monteiro.

O vereador Carlos Menezes Pereira manifesta sua solidariedade ao povo do Terreiro Encemimó.

Por Mariana Vilas Bôas(Estudante de Comunicação da UFRB, estagiária da Ascom)


Em sessão ordinária realizada no último dia 4, o vereador Carlos Menezes Pereira deixou claro seu apoio junto às pessoas do Terreiro de Encemimó, que vem passando por situação delicada.

Carlos Pereira manifestou sua solidariedade àqueles que vivem e freqüentam o terreiro. “Somos contra essa situação de injustiça, estamos solidários à causa e é preciso ressaltar a importância deste e de outros terreiros para a história e a cultura Cachoeirana.

Durante reunião realizada nesta quarta-feira com o representante do Terreiro de Encemimó, Carlos concluiu que não havia muito o que se fazer já que era um problema judicial e deixou claro que o Assessor jurídico da Câmara cuidará do caso. “Agora já não está mais em nossas mãos. Não é mais um problema de ordem política, mas sim, de justiça”.

O Terreiro de Encemimó responde por um processo de Reintegração de posse e corre o risco de ser destruído.


Vereadora Maria Lúcia Costa Santos demonstra grande preocupação com os trabalhadores da MAKRO.

Por Mariana Vilas Bôas

Na última sessão realizada nesta segunda-feira (11), Maria lúcia usou o momento das representações partidárias para expor sua preocupação com os trabalhadores da empresa MAKRO. A empresa prestou serviços à EMBASA há pouco mais de um ano e os trabalhadores ainda não receberam. “A MAKRO é uma empresa terceirizada e ganhou uma licitação para prestar serviços à EMBASA. Mas a empresa faliu e agora a EMBASA deve mais de 2 milhões e tem mais de 7 meses que os trabalhadores não recebem. São cachoeiranos, pais e mães de família que tem filhos pra sustentar, compromissos a cumprir.”

Os trabalhadores esperam conseguir um acordo pra receber esse dinheiro. A câmara e a Prefeitura disponibilizaram transporte pra que eles possam ir ao Sindicato dos Trabalhadores em Salvador. “Se for preciso eles pretendem acampar em frente ao Sindicato para conseguir uma resposta.”


Luís Carlos de Freitas Monteiro apresenta suas cobranças em plenário

Em sessão ordinária realizada na última segunda-feira (11), o vereador Luís Carlos de Freitas Monteiro (PT do B) evidenciou sua insatisfação quanto à falta de funcionamento do PAT (Programa de Atendimento ao Trabalhador) atual CINE (Centro de Intermediação ao trabalhador).

“Até o momento não tivemos resposta de que o Sistema volte a funcionar. E enquanto isso os trabalhadores não podem resolver seus problemas; carteira de identidade, carteira de trabalho, entrada no seguro desemprego...”

O órgão responsável para fazer as instalações do Sistema ainda não se pronunciou. O SERPRE é um órgão do Governo Federal e responde por este tipo de atendimento.

Lula de Monteiro falou ainda sobre pontos de lixo na cidade; nas Ruas Augusto Azevedo e Tambor Soledade. “O lixo tem trazido grandes transtornos para a população destes locais. O mau cheiro tem incomodado bastante, sem falar na péssima imagem que a rua recebe. Os moradores tem questionado muito a carência de ações para resolver o problema.”

Por fim, o vereador cobrou com urgência a reposição do calçamento com alvenaria no Alto do Rosarinho.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vereador Gevaldo Simões fala sobre a dengue no município de Cachoeira

Texto:Leomir Santana(Estagiário da Ascom)

Na última sessão do dia 04, na Câmara de Vereadores de Cachoeira, o vereador Gevaldo Simões explanou sua preocupação a respeito da proliferação da dengue no município. Essa é uma preocupação em todo o território brasileiro e segundo o vereador Gevaldo, a cidade de Cachoeira apresentou um caso de dengue grave, a chamada dengue hemorrágica.
Para o vereador, o que preocupa é o fato de não haver muitas ações por parte do poder público, no sentido de sanar esse problema na saúde pública da cidade. O vereador afirma que esse combate deve ser feito de maneira preventiva. “Devemos insistir na educação sempre, você não vê campanhas para ensinar as pessoas como tratar da água e do lixo”, explicou ele.

Vereador Wendel fala sobre projeto de implantação de bandas de fanfarras no município

Por Mariana Vilas Bôas(estagiária da Ascom)

Durante sessão ordinária realizada na última segunda-feira, 28, o vereador Wendel Chaves (PMDB) discorreu acerca do projeto de implantação de 3 bandas de fanfarras em Cachoeira. “O projeto visa ocupar o tempo dos jovens com atividades ligadas à música, evitando assim que eles se envolvam com drogas, bebida ou até mesmo crimes. As bandas correspondem a três escolas; Augusto Públio, Aurelino Maria de Assis Ribeiro e o Colégio Montezuma.”
Segundo Wendel, serão disponibilizados 50 instrumentos, além de aulas de música erudita para os alunos. Estes ainda terão que ter freqüência, bom desempenho e comportamento, além de boas notas para permanecerem nas bandas.
“Nós temos o objetivo de estrear essas bandas no desfile do dia 25 de junho, data magna da cidade.”
Esse projeto foi uma iniciativa do poder executivo e teve indicação no ano passado.

Segurança Pública e áreas de risco são preocupações do vereador Luís Carlos de Freitas Monteiro

Segurança Pública e áreas de risco são preocupações do vereador Luís Carlos de Freitas Monteiro

Por Mariana Vilas Bôas(Estagiária da Ascom)

No último dia 28, em sessão ordinária realizada na Câmara de vereadores, Luís Carlos de Freitas Monteiro (PT do B), pediu atenção especial acerca da segurança na cidade de Cachoeira.
“Nós sabemos que a houve uma mudança de Comando na Polícia Militar e Civil na cidade, e o que eu tenho cobrado é a presença do representante da Companhia para discutir abertamente sobre vários aspectos como os delitos de menores de idade, assaltos à mão armada, o terror que vem assolando os cachoeiranos.”
O vereador cobrou dos representantes da Polícia um posicionamento a respeito dos jovens infratores que não podem ser mantidos em cárcere, que foram liberados e estão isentos de qualquer crime. Disse que não é justo para a população e questionou porque esses jovens não são encaminhados para uma casa de apoio ou reabilitação.
Lula de Monteiro, como é conhecido popularmente, solicitou à Secretaria de Obras e Meio Ambiente que alguma coisa fosse feita em relação às áreas de risco da cidade.
“O período de chuvas está se aproximando e é preocupante o estado de algumas áreas aqui em Cachoeira, como no Alto da Rodagem. Solicito à Secretaria que tome providências como colocar lonas nas áreas de risco, evitando assim, deslizamento de terra e, consequentemente, vítimas. Solicito também, limpeza dos riachos, canais, bueiros, reposição de algumas tampas de bueiros que faltam na cidade.”

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vereador manifesta preocupação sobre recuperaçao de jardins

Na sessao ordinária de segunda-feira(28), o vereador José Carlos Matos Silva (PTN) explanou a sua preocupação com relação à reforma que está sendo realizada nas praças do Jardim Grande e Jardim do Faquir na cidade de Cachoeira. Para o vereador a reforma é de grande importância, porém a retirada dos canteiros centrais lhe trazem uma preocupação.

“Fico preocupado, pois, foram removidos os canteiros centrais”, disse o vereador. Segundo José Carlos Matos Silva, "já houve uma intervenção por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (IPHAN) no Jardim do Faquir".

Na mesma sessão, a vereadora Maria Lúcia Costa Santos também manifestou sua insatisfação com os trabalhos realizados nos calçamentos de ruas da cidade de cachoeira. Para ela, "as obras realizadas nas ruas da cidade estão deixando a desejar". Segundo a vereaora , é feito uma parte do trabalho e outra não, deixando buracos e provocando acidentes nestes locais. “A população está sofrendo com doenças e o mal cheiro”, denunciou. (Leomir Santana, estagiário da ASCOM).