terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Câmara tem novo presidente


O vereador Júlio César Costa Sampaio é o nome presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. A eleição foi realizada nesta terça-feira, às 8h. A nova composição da Mesa Diretora: Presidente Júio Cesar Costa Sampaio;vice-presidente Wendel Chaves; 1ª secretária Angélica Sapucaia; 2ª secretária Maria Lúcia Costa Santos.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Câmara Mirim: Novos vereadores mirins tomam posse na despedida da 2ª legislatura do projeto

Leomir Santana-Aluno do Curso de Jornalismo da UFRB

Na última sexta-feira (10), foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira a sessão de encerramento da 2ª legislatura da Câmara Mirim e posse dos novos vereadores mirins. Este projeto de autoria do vereador Júlio Cesar Costa Sampaio, visa à formação política de crianças e jovens estudantes cachoeiranos, proporcionando um conhecimento sobre a vida política no município.
O evento contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira e de Muritiba, Carlos Menezes Pereira e Sued Costa, dos vereadores Maria Lúcia Costa Santos e Júlio César Costa Sampaio, autor do projeto, de professores e diretores de escolas da rede municipal, além de pessoas da sociedade civil.
A sessão teve início com a execução do Hino da Cachoeira e com as boas vindas dos vereadores mirins da 2ª legislatura aos novos vereadores mirins. Zedna Souza do Carmo, 15 anos, aluna da Escola Edvaldo Brandão Correia e presidente da 2ª legislatura da Câmara Mirim falou sobre a sua experiência enquanto vereadora mirim. “Foi muito importante para mim. Não sabia como funcionavam os poderes Legislativo, Executivo e o Judiciário. Desejo muita sorte para os novos vereadores mirins”, disse Zedna.
O vereador Júlio Cesar Costa Sampaio falou da emoção de participar desse projeto e agradeceu ao presidente da Câmara, ao prefeito do município, aos diretores das escolas participantes no projeto e aos antigos vereadores mirins. Cada vereador mirim recebeu um computador, doado pelo poder Executivo Municipal. “Aqui estão os futuros vereadores e prefeitos de Cachoeira”, afirmou o vereador Júlio César. A solenidade foi encerrada com a apresentação da Lyra Ceciliana e do Quarteto de Madeira, que executaram músicas natalinas, entre outras.
Os novos vereadores mirins eleitos para a 3ª legislatura na Câmara mirim são Diana de Jesus Santos Oliveira, Emile Alves Santos, Heloize Cruz do Nascimento, Elze da Silva Vilas Boas, Jonathan Guimarães Silva, Railane dos Santos, Raimunda Carvalho Mascarenhas dos Santos e Wesley Conceição Costa.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Sessão especial para a entrega de títulos de cidadãos honorários de Cachoeira

Com a presença de um grande público, a Câmara fez a autorga de títulos aos novos cidadãos honrários de Cachoeira.

Dom Roque Cardoso Nonato


O autor do projeto de resolução foi o vereador Júlio Cesar Costa Sampaio.

Rita Santana


Ao lado do vereador autor, Luis Carlos de Freitas Monteiro.

Genilson Cordeiro

O homenageado com o vereador autor da honraria, Luis Carlos de Freitas Monteiro.

Juarez dos Santos

O homenageado ao lado da esposa e filhos. A honraria foi entrgue pela vereadora autora, Eliana Gonzaga de Jesus.

Nivaldo Carneiro de Almeida

Ao lado do vereador autor, José Carlos Matos Silva.

José Teomas Sodré

José Teomas Sodré(camisa de listras), a vereadora autora Maria Lúicia Costa Santos. o presidente da Mesa Diretora, Carlos Pereira.

Márcia Gonçalves Conceição e a vereadora autora Eliana Gonzanga de Jesus

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Título de Cidadão

A Câmara realiza nesta quinta-feira, dia 2, sessão especial, às 19h30min, para a entrega de título de cidadão honorário de Cachoeira para as seguintes personalidades: Dom Roque Cardosos Nonato, Nivaldo Carneiro de Almeida, Juarez dos Santos, José Teomas Sodré, Genilson Cordeiro, Márcia Gonçalves da Conceição e Rita de Cássia Salgado Santana.

Tribuna Livre – 40 anos de Cachoeira como Patrimônio Nacional


Texto: Lise Lobo(Aluna do Curso de Jornalismo da UFRB) Foto: Leomir Santana

Na sessão ordinária do dia 29, o presidente da Cidadã, Pedro Erivaldo Francisco da Silva, conhecido como Cabeção, utilizou os 20 minutos da tribuna livre para falar do seu projeto “40 anos de Cachoeira como Patrimônio Nacional."
Erivaldo começou seu discurso lembrando que gosta, aprende e acompanha sempre que pode as sessões da Câmara pela rádio Magnífica. Logo em seguida falou sobre o seu projeto, e a importância do mesmo para um ponta pé inicial na conscientização dos cachoeiranos sobre a importância do patrimônio. Ele lembrou que Cachoeira é um museu ao céu aberto, mas que os moradores não zelam por ela e criticam o patrimônio
Cachoeira foi nomeada Patrimônio Nacional no dia 13 de janeiro de 1971, segundo Erivaldo, graças a esse título a cidade não sofreu tanto como São Félix e Santo Amaro, que tiveram seus prédios belíssimos e cheios de história derrubados. O presidente lembrou ainda da cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, como exemplo de conservação patrimonial.
Erivaldo acredita que a iniciativa do seu projeto é a oportunidade de mudar o perfil de Cachoeira. “Através dos 40 anos é que vamos mudar a cara de Cachoeira” afirmou ele. Ao final aproveitou o momento e pediu o apoio a Câmara de Vereadores.