quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Câmara discute inclusão do serviço social nas escolas



Leomir Santana( estudante de Jornalismo da UFRB) A Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira realizou nesta terça-feira (23) uma audiência pública para a inclusão do profissional de serviço social nas escolas públicas e privadas do município.
A audiência contou com a presença do deputado estadual Yulo, da coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Jucileide Nascimento, de professores e diretores de escolas do município, além dos vereadores Carlos Menezes, Angélica Sapucaia, Maria Lúcia Costa Santos, Júlio Cesar Costa Sampaio e Wendel Chaves, proponente da audiência.
A audiência visou uma discussão a respeito da inclusão do assistente social dentro da escola, fomentando a importância desse profissional na vida escolar e extra-escolar do aluno. Segundo os professores presentes, a vida do aluno fora da escola pode refletir de maneira positiva e também negativa em seu desempenho na escola, e cabe ao assistente social tentar ajudá-lo a resolver alguns problemas, os quais o levam a ter um baixo desempenho em sua vida escolar.
O evento contou ainda com a presença da secretária de educação do município de São Félix, Elba Matos, que ressaltou a importância da inclusão do profissional de serviço social nas escolas, e vê nesse projeto uma inspiração para o seu município.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Câmara celebra Dia da Consciência Negra


Leomir Santana(Estudante do Curso de Jornalismo da UFRB)

o último dia 18 de novembro a Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira promoveu uma sessão solene em comemoração ao dia da consciência negra, com a palestra do Antropólogo e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a apresentação do Samba de Roda Filhos do Caquende. Entre outras atrações da noite, foi exibida a exposição de atabaques produzidos artesanalmente por Gilberto Bandeira da Silva, artesão da região.
Aos 73 anos de idade, Gilberto Bandeira, popularmente conhecido como Tingolinga, constrói atabaques que são utilizados por terreiros de candomblé, além de barris onde são armazenadas diversos tipos de bebidas como vinho e água ardente. Nascido em São Félix, Gilberto Bandeira mora em Cruz das Almas à 56 anos. Ele oferece um curso de tanoeiro, ou seja, ensina a construir artesanalmente atabaques e barris. O curso é realizado em Cachoeira na Ladeira da Cadeia, e conta atualmente com cerca de 25 pessoas, entre elas, homens e mulheres.
O tanoeiro Gilberto Bandeira afirma que aprendeu esta arte muito importante em sua vida com seu pai. “Comecei a trabalhar com isso desde os meus 13 anos de idade”, explica ele. Esse instrumento possui grande relevância para os rituais realizados no candomblé. Segundo Benício Souza, babalorixá do Terreiro Umeji, o atabaque é importantíssimo para o candomblé. “Tocar o atabaque é uma forma de mandar uma mensagem para os orixás”, afirma Benício Souza.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sessão Itinerante na Vila de Belém

A Câmara de Vereadores realiza na próxima quinta-feira,dia 25, sessão itinerante na Vila de Belém, zona rural de Cachoeira, às 16h, na sede da associação de moradores local.

domingo, 21 de novembro de 2010

Inclusão doServiço Social nas escolas municipais

Este é tema da audiência pública que será realizada nesta terça-feira, 23, à 19h30min, na Câmara de Vereaores.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Projetos da Santa Casa são apresentados na Câmara

Lise Lobo(estagiária da Ascom)

A Sessão Ordinária do dia 08/11, foi transformada em Sessão Especial, para a exposição de projetos direcionados a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira pela Presidente de Controle de Infecção Hospitalar, Tânia Maria Matos.
A presidente iniciou seu discurso com a palavra “consciência”, falou sobre a necessidade de mudanças na sociedade, em setores sociais, mentais, ambientais e políticos, assim como, a nossa responsabilidade social e a idéia de que todos podem ajudar a melhorar o mundo.
No segundo momento, fez um breve histórico da Santa Casa de Misericórdia, forneceu dados institucionais e então expôs seus projetos, intitulados; Educação Permanente, Posso Ajudar?, Vigilância em Serviços, Ouvidoria, Saúde Ambiental, Humanização, Produção Limpa, USO/GAST.
Segundo Tânia, sua função era apenas de controle de infecção hospitalar, porém verificou outras necessidades do hospital e começou a pensar em mudanças, “temos que mudar o perfil da Santa Casa” afirmou. Com a idéia de ir além, os projetos começaram a tomar uma proporção maior, e hoje, com ajuda de parceiros, vem conseguindo recursos técnicos e humanos.
A busca de parcerias é para Tânia a melhor maneira de concretizar seus projetos. UFRB, Mastroto, IAENE, Petrobrás, Políticos locais, entre outros, já fazem parte do grupo de colaboradores, que segundo Tânia, já vem fornecendo grande ajuda na efetivação dos programas.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mandato Popular: Maria Lúcia Costa Santos

Leomir Santana(Estagiário da Ascom)
A vereadora Maria Lúcia Costa Santos ( PSL), cumpre atualmente seu primeiro mandato, possui experiência e é engajada nas populares da comunidade. Essa experiência com movimentos populares, ela tem levado para Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira, por meio de projetos e indicações elaborados a partir de reivindicações oriundas da população. “Faço parte de uma comunidade carente, e que demanda capacitação de mão-de-obra. Nossa comunidade já a conquistou uma padaria comunitária e estamos em implantando uma fábrica de polpa de frutas. São iniciativas que visam combater o desemprego, principalmente entre os moradores da Ladeira da Cadeia”, disse a vereadora..
O combate ao desemprego e a geração de renda para os segmentos mais carentes da população cachoeirana, tem sido a sua principal bandeira de luta no parlamento. Maria Lúcia Costa Santos, que ocupa a vice-presidência da Mesa Diretora da Câmara, informa que a falta de vagas no mercado local para a mão de obra disponível é um dos grandes problemas enfrentados pela população. “Faltam de empregos e a capacitação para que as pessoas vivam com mais dignidade”, ela frisa. Para a vereadora, com a implantação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (URFB) em Cachoeira, as pessoas estão criando mais consciência de que precisam melhorar seu conhecimento e se capacitar para ter mais chances no mercado de trabalho.
Maria Lúcia conhecida popularmente como "Meire de Cacai", atribui a conquista do seu primeiro mandato ao engajamento nas lutas por melhorias sociais junto aos moradores do populoso e carente bairro da Ladeira da Cadeia. “Eu sou moradora do local e conheço de perto a realidade daquelas famílias, por isso sou solidária a elas e, graças a elas, eu conquistei meu primeiro mandato”, concluiu a vereadora.