quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TRIBUNA LIVRE




Câmara discute segurança na Semana Nacional do Trânsito

Lise Lobo (estagiária da Ascom)


O presidente do Conselho de Segurança Pública do município de Cachoeira, Raimundo Correia Pinto, ocupou o espaço da Tribuna Livre da Câmara, para falar sobre a Semana Nacional do Trânsito(entre 18 e 25 de setembro) na sessão ordinária de segunda-feira (20). Durante os cinco minutos previstos para o uso da Tribuna Livre, o orador alertou as autoridades e a população para a necessidade da conscientização das pessoas com relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes no trânsito.

O presidente do Conselho de Segurança Pública do município atua no trabalho de educação preventiva no trânsito desde 2000. Em seu discurso, apontou diversos problemas de trânsito em Cachoeira, como exemplo citou a desobediência aos sinais e a falta de educação por parte de muitos motoristas. Raimundo também orientou aos condutores como devem proteger crianças em ônibus e vans. Ele defendeu a obrigatoriedade da utilização de cadeirinhas para as crianças e do uso do cinto de segurança, assim como a necessidade de moderação na velocidade para prevenir acidentes. O presidente do Conselho pediu o apoio da Câmara no trabalho de conscientização e criticou o tempo curto dado pelas auto-escolas para falar sobre educação no trânsito.

O tráfego de veículos na Ponte D. Pedro II, que liga as cidades de Cachoeira e São Félix, também foi um dos temas abordados por Raimundo Correia. Ele frisou sobre a importância da sinalização do equipamento, bem como a necessidade de se impor limite de velocidade para evitar acidentes e confusões entre condutores de veículos na entrada da ponte. Ainda em seu discurso, chamou a atenção das autoridades sobre o alto índice de acidentes graves registrados ultimamente em Cachoeira envolvendo motocicletas. “Nossa vida está em jogo” disse ele, ressaltando mais uma vez sobre a importância do trabalho de educação e conscientização no trânsito.

A exposição pública de veículos acidentados, conforme lembrou Raimundo é um dos meios de se trabalhar a conscientização de motoristas e pedestres. “A demonstração ao vivo sobre como é provocado um acidente, mostrando veículos envolvidos em ocorrências, contribui para sensibilizar as pessoas sobre a responsabilidade”, concluiu.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 13/09/2010

1.0 Expediente:

Leitura, discussão e votação da Ata da Sessão anterior;

Indicação nº. 110/2010- Solicitando do Diretor-Presidente da CAR, fazer, extensão de rede de água para a loclaidade do Calolé, de autoria do vereador CARLOS MENEZES PEREIRA;
Indicação n°. 111/2010 – Solicitando do Diretor –Presidente da CERB, extrensão de rede de água para a localidade do Calolé, de autoria do vereador CARLOS MENEZES PEREIRA;
112/2010 –Solicitando ao Diretor-Presidente da CERB, perfurar dois poços artesianos sendo um no povoado do Alecrim e o outro no Povoado do Tombo, de autoria do vereador CARLOS MENEZES PEREIRA;
Indicação nº. 113/2010 – Solicitando do Governador do estado da Bahia construir uma piscina semi-olímpica no município da Cachoeira, Estado da Bahia, de autoria do vereador CARLOS MENEZES PEREIRA.

2.0 DA ORDEM DO DIA:
2.1 Proposição em segunda e terceira discussão:
Institui a Lei Geral da micro empresa e da empresa de pequeno porte e do micro emprendedor e dá outras providências – autoria do Poder Executivo.
APROVADO POR UNANIMIDADE
Projeto de Resolução nº. 09/2010 – Concede Título de Cidadã cachoeirana à Ilmª. Sra. Márcia Gonçalves Conceição- autoria da vereadora eliana Gonzaga de jesus
APROVADA POR UNANIMIDADE
2.2 Proposição em Primeira Discussão
2.3 Proposição em discussão única:
Veto ao decreto Legislativo n°. 20/2010(art.27°)
Aprovado por dois terços da Câmara de acordo com o regimento interno da Câmara.
Votaram pela rejeição do veto, os vereadores: Gevaldo Simões Santos Sobrinho, Luiz Carlos de Freitas Monteiro, José Carlos Matos e Angélica sapucaia da Silva
Moção n°. 07/2010 – de pesar pelo falecimento do advogado Vivaldo Ornellas, ocorrido no dia 27 de agosto do ano em curso, de autoria do vereador CARLOS MENEZES FEREIRA;
APROVADA POR UNIMIDADE

Moção n°. 08/2010 – de pesar pelo falecimento do Sr. Pedro Barbosa Santana, ocorrido no dia 30 de agosto do ano em curso, de autoria da vereadora ELIANA GONZAGA DE JESUS;
APROVADA POR UNANIMIDADE

Indicação nº 109/2010 – Solicitando do Governador e do Diretor presidente da Embasa fazer melhoramento do ssiotema de abastecimento de água da Vila de Belém e extensão de rede de água do povoado do Alecrim, loteamento Azeleia, bem como para o Povoado da Formiga, de autoria do vereador CARLOES MENEZES PEREIRA.
APROVADA POR UNANIMIDDE

HORÁRIO DAS REPRESENTAÇÕES PARTIDÁRIAS:

Vereador Wendel Chaves da Silva(PMDB)
Em sua fala, o vereador destacou a importância da inauguração no dia 11 de setembro da Escadaria da Levada, obra realizada pela prefeitura municipal. Wendel Chaves enfatizou o reconhecimento dos moradores da localidade pelas intervenções da adminsitração do prefeito do município de Cachoeira, Fernando Antônio da Silva Pereira. Ela também citou outras obras em andamento que vão beneficiar os moradores da localidade do Tororó, Faceira, Levada e Caquende, a exemplo da construção do PSF, Escola Creche e Infocentro. Chaves ainda registrou a sua participação em reunição realizada recentemente no Tabuleiro da Vitória, na qual foi citada a inauguração prevista para os próximos dias da Casa de Farinha Comunitária daquela localidade. Segundo o vereador, mais uma reivindicação atendida pela prefeitura municipal. O vereador falou também da inauguração do Balneário de Belém, na Vila de Belém, outra obra da administração municipal. Wendel Chaves elogiou o governo municipal pela seriedade e compromisso com a população de Cachoeira.

José Carlos Matos Silva(PTN)
O vereador fez um relato das condições precárias em que se encontra a localidade do Alto Jenipapeiro. Segundo o vereador no local há deficiência de infra-estrutura, os moradores não dispõem de energia elétrica, água encanada, além de esgotamento sanitário. Ele citou a obra da Escadaria do Alto da Levada e pediu à prefeitura para construir uma escada no Alto do Jenipapeiro. Matos Silva lembrou que fora doado pelo ex-vereador Carlos Alberto Fraga Lobo, um terreno para a construção de uma via de acesso ao Alto do Jenipapeiro e cobrou a obra. Solicitou ao secretário de Obras e Meio Ambiente, Edgar Moura, providências no sentido de a prefeitura realizar a limpeza do lixo acumulado na Vila Morumbi, capinagem e reparos no calçamento.
Ainda sua fala, o vereador José Carlos Matos Silva declarou o seu desconhecimento sobre o PAC das Cidades Históriaca para a realização de obras em Cachoeira. Solicitou ao presidente da Câmara que promovesse uma audiência pública para discutir o tema. Por fim disse que era ignorante sobre o tema do PAC das ciddes históricas.

Angélica Sapucaia da Silva(PT do B)
Cobrou do prefeito do município o calçamento e obras de saneamento básico da Rua da Custódia, no povoado de São Francisco do Paraguaçu. Sapucaia também solicitou os mesmos benefícios para a Rua do reverso e o encascalhamento da estrada que liga o Iguape ao São Francisco do Paraguaçu. Pediu ao Executivo Municipal, a construção de uma ecreche escola na localidade do Alto do Túnel, na periferia de Cachoeira. Agradeceu ao prefeito de Cachoeira, a construção da Escadaria do Alto da Levada, observando que a obra havia sido solicitada há muitos anos pelos moraodores, e em especial uma moradora Dona Nilta.

Luiz Carlos de Freitas Monteiro(PT do B)

O vereador lembrou que há havia solicitado ao Secretário de Obras e meio Ambiente Edgar Moura, a reposição de lâmpadas no bairro do Tororó e que decorridos mais de vinte dias nada foi feito para solucionar o problema.Cobrou intervenções da prefeitura para melhorar as condições das estradas vicinais da região do Alecrim, Saco e Tibirí. O vereador também cobrou da prefeitura intervenções para amelhoria da infra-estrutura da Rua Tambor Soledade e a cosntrução de uma alvenaria de contenção para evitar o desabamento de imóveis daquela rua que construídos em área de risco. Pediu ao secretário de Obras e Meio Ambiente a realização de uma campanha de conscientização para a população sobre a coleta do lixo urbano. De acordo com o vereador, a cidade permanece suja, apesar do trabalho de coleta diário.

Gevaldo Simões Santos Sobrinho(PP)
Abordou matérias publicadas no Jornal A Tarde de segunda-feira, sobre a crise da indústria fumageira no Recôncavo e os impactos positivos na economia da região provocados pela implantação da Universidade Federal. Analisou também, a reportagem sobre as propostas dos candidatos ao governo do estado para o Recôncavo. Simões disse do seu desapontamento que as declarações dos candidatos que ao seu ver citaram promessas e não projetos. Como exemplo, citou a assinatura da ordem de serviço pelo governador Jaques Wagner par a construção da estrada da Opalma a Santiago do Iguape, há mais de uma ano, cuja obra não foi execuitada No plano da política nacional declarou o seu desapontamento com as recentes notícias de violação do sigilo fiscal de pessoas por motivação política.

Mária Lúcia Costa Santos(PSL)
Propôs à Mesa Diretora uma moção de pesar pelo falecimento do comerciante Fernando José de Almeida, conhecido como Ferando Minho. Falou da indicação de nova audi~encia com o Secretário de Segurança Pública do Estado, César Nunes, em busca de soluções para os problemas de segurança pública no município. Informou que tomou conhecimento por meio da delegada Márcia Gonçalves de que a Secretaria de Segurança havia enviado dois agentes para trabalhar em Cachoeira. A vereadora lembrou que foi reivindicado um total de quatro agentes, mas reconheceu que o envio de dois policiais civis já contribuia para a atuação da delegacia local. Gradeceu ao professor de Obras e Meio Ambiente, Edgar Moura, pela reposição de lâmpadas quiamdas por novas na Ladeira da Cadeia. Também registrou a retirada de entulhos naquela comunidade. Informou aos moraodres do Alto do Janipapeiro que está conversando com o prefeito do município para viabilizar uma parceria para a cosntrução da estrada no terreno doado pelo ex-vereador Carlos Albertop Fraga Lobo. Destacou o sucesso da lavagem da Santa Cruz e cionvidou a todos para o encerramento das festividade no próximo domingo, 19.
Eliana gonzaga de Jesus(PMDB)
A vereadora fez indicação verbal solicitando ao prefeito, a doação de uma sede própria para o Sindicato dos Trabalahdores Rurais de Cachoeira.Agradeceu ao preferito pela retirada do lixo nas imediações da Escadaria de Acesso ao Novo Rumo. Pediu que através da Mesa Diretora da Câmara, fosse reivindicado do governo do estado e ao governo federal, um programa de cosntrução de casas populares para a região quilombola do município e do povoado da Terra Vermelha. A vereadora justificou o seu pedido argumentando que ainda há mauitas casas taipa nessas localidades, onde é constante o risco de proliferação do inseto barbeiro transmissor da Doença de Chagas. Por fim pediu à prefeitura que enviasse duas caçambas de cascalho para a Rua Cobra, no povoado de Capoeiruçu. Segundo Eliana, as condições da rua estão precárias.

Carlos Menezes Pereira(PMDB)
Externou seu sentimento de pesar pelo falecimento da professora Liana Cerqueira garrido e pelo comerciante Fernando José de Almeida(Fernando Minho). Ressaltou a importância da construção da Escadaria do Alto da Levada pela prefeitura municipal para melhorar a acessiblidade dos moraodres daquela localidade. O vereador disse que obras como o que foi inaugurada pela prefeitura no Alto da levada contribui para melhorar aqualidade de vida da população e assegura a todos o direito de ir e vir. Disse da sua felicidade ao ouvir as palavras da sacerdotisa do candomblé Dona Nilta, no dia da inauguração reconhecendo os benefícios das realizações da prefeitura na comundiade onde mora. Também destacou as demais obras já realizadas pela adminsitração municipal no bairro do Tororó, C aquende, Faceira e Altod a levada. Registrou o início dos campeonatos de futebol inter bairros e intermunicipal.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 06/09/2010

1º Expediente:

Leitura de proposições apresentadas pelos vereadores:

Projeto de Lei n°.10/2010 declara de utilidade pública municipal a Sociedade Religiosa Zogbodô Malê Bogun Sejá Undê (Roça do Ventura), de autoria do vereador Carlos Menezes Pereira(PMDB).

Moção n°. 07/2010 - de Pesar pelo falecimento do advogado e ex - presidente do Rotary Club Cachoeira/São Félix. Vivaldo Ornellas, ocorrido no último dia 27 de agosto, de autoria do vereador Carlos Menezes Pereira(PMDB).

Moção nº. 08/2010 de Pesar pelo falecimento do motorista de táxi Pedro Barbosa Santana, de autoria da vereadora Eliana Gonzaga de Jesus (PMDB).

Indicação n°. 109/2010 - Solicitando do governador do estado e da direção da Embasa melhoramentos do sistema de abastecimento de água da Vila de Belém e extensão de rede de água par ao povoado do Alecrim, loteamento Azaléia, bem como para o povoado da Formiga, de autoria do vereador Carlos Menezes Pereira (PMDB).



HORÁRIO DAS REPRESENTAÇÕES PARTIDÁRIAS:

Eliana Gonzaga de Jesus (PMDB) Não usou o horário das representações Partidárias alegando dores na garganta.

Gevaldo Simões Santos Sobrinho (PP) – Criticou o chefe do Executivo Municipal pelo veto à emenda que prevê o pagamento do reajuste de 5.5% com efeito retroativo a janeiro aos servidores municipais, conforme emenda de sua autoria aprovada pela Câmara de Vereadores. De acordo com o vereador, o argumento do Executivo Municipal para não atender a proposta da Câmara, alegando que o reajuste retroativo irá ultrapassar os 54% da folha de pessoal, não é convincente. Segundo ele, o problema de inchaço na folha de pagamento da prefeitura é de responsabilidade do Executivo Municipal. “O caso dos servidores públicos não tem nada a ver com prestadores de serviços”, disse Gevaldo.
O vereador do PP também se reportou aos projetos aprovados pela Câmara de Vereadores que não foram postos em prática pelo Executivo Municipal. Ele citou como exemplo, o projeto de sua autoria para a implantação da coleta seletiva de lixo em Cachoeira. Referiu-se ainda aos problemas causados pelo tratamento inadequado do lixo no município, principalmente na zona rural e citou as comunidades de Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu, onde o lixo ainda é coletado em carroças puxadas por animais, resultando na formação de lixões a céu aberto.

Júlio César Costa Sampaio (PRP) - relatou a sua participação ao lado da colega Maria Lúcia Costa Santos (PSL) em recente reunião promovida pela ONG a Cidadã no auditório da UFRB para a entrega simbólica pela Ferrovia Centro Atlântica da obra de substituição do antigo piso de madeira da Ponte D. Pedro II por placas metálicas. Ele alertou para os riscos do uso tráfego em alta velocidade por alguns motoristas na ponte. O vereador defendeu a implantação de redutores de velocidade no vão central. O vereador lembrou que está engajado na luta de recuperação da histórica ponte e anunciou que as próximas etapas discutidas com a FCA serão os reforços estruturais, pintura e a elaboração de um projeto de iluminação cênica para o equipamento. Costa Sampaio também informou que, junto com A Cidadã, a sociedade e representantes da Câmara, será discutida a retomada do projeto pelo Governo Federal da construção do Anel Ferroviário de Cachoeira. O vereador reportou-se ao tema abordado na Tribuna Livre da Câmara pela jornalista Alzira Costa sobre o destino dos imóveis doados pela prefeitura à UFRB. Informou que a Câmara vai solicitar esclarecimentos ao reitor da instituição Paulo Gabriel Soledade Nacif. Finalizou felicitando a Câmara de Vereadores por não suspender os trabalhos da Casa às vésperas de um feriado longo.

Vereadora Maria Lúcia Costa Santos (PSL) - Clamou por conscientização de moradores da ladeira da Cadeia no que diz respeito ao lixo que é depositado aleatoriamente naquela localidade. Referiu-se especialmente ao material de computadores que está sendo jogado na rua diariamente por uma empresa de consertos e que não são recolhidos pelas agentes de limpeza. Registrou a sua presença na reunião realizada no auditório da UFRB para a entrega simbólica da obra de substituição do piso de madeira da Ponte D. Pedro II por placas metálicas. A vereadora abordou a questão dos perigos de acidentes pela alta velocidade de veículos que trafegam pela Ponte D. Pedro II, mas discordou do colega Júlio César Costa Sampaio que defende a implantação de redutores no passadiço central. Também registrou a sua participação no tributo em homenagem à memória do poeta Damário da Cruz realizado recentemente no auditório do IRDB, em Salvador.

Carlos Pereira Menezes (PMDB) Apresentou requerimento solicitando audiência pública com a participação do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para esclarecimentos sobre o destino dos imóveis doados pela prefeitura de Cachoeira para a instituição, bem como informações sobre novos cursos para o Centro de Artes, Humanidades e Letras. O vereador as empresas Embasa e Coelba pelo não atendimento das solicitações da população, sobretudo do meio rural, encaminhadas através da Câmara de Vereadores.

2.0 Da Ordem do Dia

2.1 Proposição em segunda e terceira discussão
2.2 Proposição em primeira discussão:

Institui a Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e do Micro Empreendedor Individual e dá outras providências – autoria do Poder Executivo-
Projeto Aprovado

Projeto de Resolução nº. 09/2010 – Concede o Título de Cidadã Cachoeirana à delegada de polícia Márcia Gonçalves da Conceição - vereadora autora: Eliana Gonzaga de Jesus
Projeto aprovado

2.3 Proposição em discussão única:

Moção nº. 06/2010 – pesar pelo falecimento da Sra. Maria Lícia Melo Pereira, ocorrido no dia 28 de agosto do ano em curso, de autoria da vereadora Maria Lúcia Costa Santos.
Aprovada

Indicação nº. 105/2010 – Solicitando ao chefe do Executivo Municipal e à Secretaria de Obras e Meio Ambiente, providência no sentido de para acabar com o lixão da entrada do povoado de São Francisco do Paraguaçu, de autoria do vereador Gevaldo Simões Santos Sobrinho.
Aprovada


Indicação nº. 106/2010 – Solicitando ao prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira e ao secretário de Obras e Meio Ambiente, a pavimentação da Rua da Custódia no povoado de São Francisco do Paraguaçu, de autoria do vereador Gevaldo Simões Santos Sobrinho.
Aprovada

Indicação nº. 107/2010 – Solicitando ao prefeito e ao Secretário de Educação e Desportos do Município, a implantação em todas as comunidades da zona rural o sistema pedagógico EJA no Ensino Fundamental II (6º ao 9º) no noturno, para atender aqueles moradores que não podem se deslocar para sede do município, de autoria do vereador Gevaldo Simões Santos Sobrinho.
Aprovada

Indicação nº. 108/2010 – Solicitando a empresa OI autorizar conserto do telefone público na Ladeira da Cadeia, próximo à escola municipal (indicação já atendida pela empresa OI), bem como instalação de um orelhão na localidade do bairro Nova Esperança, de autoria da vereadora Maria Lúcia Costa Santos.
Aprovada


Os vereadores Wendel Chaves da Silva (PMDB), José Carlos Matos Silva( ), Angélica Sapucaia da Silva(PT do B) não compareceram á sessão ordinária do dia 6 de setembro de 2010.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sessão Ordinária do dia 30 de agosto

Vereador elogia ação da PM

O vereador Luiz Carlos de Freitas Monteiro (PT do B) teceu elogios às recentes ações da Polícia Militar em Cachoeira no combate ao crime de tráfico de drogas. Na oportunidade, lembrou que o secretário de Segurança do Estado da Bahia, César Nunes, em reunião com, vereadores cachoeiranos prometeu a liberação de duas motocicletas para a frota da PM local. Monteiro solicitou da Mesa Diretora a marcação de uma nova audiência com o Secretário para reivindicar os referidos veículos. O vereador também utilizou o horário das representações partidárias para cobrar do Secretário de Saúde do município, Mamede Dayube Neto, que havia anunciado a vinda para Cachoeira de uma carreta do Sesc equipada com gabinete odontológico para atendimento gratuito à população. Luiz Carlos externou seu sentimento de pesar pelo falecimento do motorista de táxi Pedro Barbosa e da funcionária pública municipal Lícia Melo. O vereador ainda solicitou que os secretários municipais convoquem uma reunião com os motoristas de suas respectivas secretarias para orientá-los a transportar quando necessário professores da rede municipal que ensinam na zona rural.

Eliana pede construção de centro de recuperação para dependentes químicos


A vereadora Eliana Gonzaga de Jesus (PMDB) fez um apelo ao Executivo Municipal para a construção de um centro de recuperação para dependentes químicos. Cobrou providências para os dependentes que estão utilizando o Jardim Grande para consumir drogas ilícitas e álcool. Solicitou ao Secretário de Obras e Meio Ambiente, Edgar Moura, a iluminação pública da localidade da Faleira, na zona rural.

Gevaldo Simões cobra plano de ação para recuperação das estradas

O vereador a bordou a questão das condições precárias em que se encontram as estradas vicinais do município. Simões reconheceu que as chuvas estão atrapalhando os trabalhos de recuperação, mas criticou a falta de planejamento por parte do Executivo Municipal para as intervenções necessárias no sentido de manter as estradas em condições adequadas de tráfego. Fez referência ao projeto de autoria do Executivo Municipal enviado à Câmara que regulamenta as pequenas e as microempresas. O vereador disse que desde o mês de abril já havia feito esta reivindicação.

Júlio César reivindica recuperação da estrada do Capoeiruçu

O vereador Júlio César Costa Sampaio (PRP) registrou o início das obras pelo DERBA de recuperação da estrada que liga a Lagoa Encantada/Belém ao entroncamento da BR 101. Na oportunidade, ele cobrou ao órgão estatal também a recuperação da estrada que liga Cachoeira ao povoado de Capoeiruçu. Mencionou a formatura de jovens cachoeiranos em faculdades de Cruz das Almas e citou o apoio dado pela prefeitura com transporte escolar gratuito para estes formandos.
Wendel Chaves felicita prefeito por apoio ao curso de graduação dos professores da rede municipal

Por sua vez, o vereador Wendel Chaves (PMDB) felicitou pelo apoio que a sua gestão tem dado à graduação em magistério de professores da rede municipal. Ele destacou que o investimento trará benefícios para a comunidade com a melhoria da qualidade da educação nas escolas do município. Externou sentimento de pesar pela funcionária pública Lícia Melo. Explicou ao vereador Luiz Carlos de Freitas Monteiro que a prefeitura cumpre com a sua obrigação no que se refere ao transporte dos professores que trabalham na zona rural, repassando mensalmente um valor para cobrir os gastos com passagens.

Maria Lúcia critica Embasa

A vereadora Maria Lúcia Costa Santos (PSL) criticou os serviços da Embasa em Cachoeira denunciando as constantes suspensão do fornecimento de água nos finais de semana para o bairro da Ladeira da Cadeia. Observou que acabou a sujeira que havia ao lado da Câmara de Vereadores após a colocação de uma placa proibindo o depósito de lixo naquele referido local. Citou as atividades do Grupo Esmola Cantada que está trabalhando para a festa da Santa Cruz no dia 19 de setembro. Solicitou da prefeitura a retirada do mato capinado na Ladeira da Cadeia. Propôs que a Câmara encaminhe correspondência para a reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pedindo esclarecimento sobre o destino dos três prédios que foram doados pela prefeitura para instituição.


Carlos Pereira pede curso pré-vestibular para estudantes carentes

O vereador Carlos Menezes Pereira (PMDB) voltou a tribuna para reivindicar do Executivo Municipal, a implantação de um curso preparatório para ingresso na universidade de estudantes carentes oriundos da rede pública. Pereira cobrou mais empenho do Executivo na qualificação e capacitação da mão de obra, bem como projetos para a geração de emprego e renda para a população do município.