terça-feira, 27 de abril de 2010

Titulo de Cidadão Cachoeirano

A Câmara de Vereadores promove na próxima segunda-feira, 3, às 19h, sessão especial para a assinatura de convênio de cooperação técnica entre a prefeitura de Cachoeira e a UFRB(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Ainda na mesma sessão, o prefeito Tato Pereira fará a doação de três imóveis localizados no Centro Histórico para a implantação do curso de Arquitetura em Cachoeira. Na oportunidade a Câmara estará homenageando com aoutorga do título de Cidadão Cachoeirano, o reitos da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, e o diretor do Centro de Artes Humanidades e Letras, Xavier Gilles Vatin.

Carta da Cachoeira

A Ong, a Cidadã está convocando todos os segmentos da sociedade para a reunião quinta-feira,29, ás 19h30min, na Câmara de Vereadores, com objetivo da eloboração de um cronograma da Terceira Carta da Cachoeira para ser entregue ao governador do Estado no dia 25 de Junho, data em que o governo do estado é transferido para a cidade.

Reunião com alunos do Prominp, sábado.

Alunos dos cursos do Prominp vão se reunir no próximo sábado, às 9h, na Câmara de Vereadores. Vão discutir a questão da falta de vagas no canteiro do obras de São Roque do Paraguaçu para a mão de obra capacitada nos cursos do Prominp.

Sessão Ordinária do dia 27/04/2010

Luis Carlos de Freitas Monteiro(PT do B)
O vereador Luis Carlos de Freitas Monteiro(PT do B), usou o horário das representações partidárias para cobrar do Executivo, a execução de obras de encascalhamento de trecho da estrada que liga o local conhecido como Barraquinh a até a Lagoa Encantada. Segundo o vereador, no local residem 18 famílias. O vereador também cobrou da Secretaria de Obras e Meio Ambiente intervenções para a melhoria das condições das instalações físicas da escola do Engenho da Vitória. Na referida escola, disse o vereador, falta água, energia elétrica e as carterias estão quebradas. Monteiro denunciou ainda, a o abandono da Rua Tambor Soledade, conhecida como Ladeira do Assovio. Pediu à Mesa Diretora que encaminhasse ofício à Coelba solicitando a substituição dos antigos postes de ferro ainda mantidos em algumas ruas de Cachoeira. O vereador convidou a todos para a reunião com os alunos do Prominp marcada para o próximo sábado. Monteiro externou o seu sentimento de pesar pelo falecimento no início da noite de ontem do jovem cabeleireiro e maquiador Carlos André da Rocha Lima(Deda).

José Carlos Matos Silva(PTN)
O vereador registrou a ida da comitiva de vereadores à Salvador na semana passada para encontro com o titular da Secretaria Estadual Extraordinária da Indústria Naval para tratar da situação dos alunos do Prominp que não estão encontrando colocação no canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu. Também assinalou a audiência no mesmo dia com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, a desembargadora Telma Brito, pedindo a noemação de um juiz titular para Comarca de Cachoeira. O vereador agradeceu as presenças dos deputados estaduais Luis Argolo e Nelson Leal que acompanharam os vereadores nas duas audiências. O vereador relatou fatos referentes a iniciativa da prefeitura de construir um PSF no bairro da Faceira. Segudo ele, os moradores do bairro não aceitaram a proposta da construção da obra no centro da praça, pois iria prejudicar a principa área de lazer que dispõem. Ele também informou que aprefeitura já anunciou um novo local para a construção do PSF no bairro. Finalizando cobrou da Secretaria de Obras e Meio Ambiente a reposição das lâmpadas quiemadas na Ponte D. Pedro II.

Eliana Gonzaga de Jesus(PMDB)
A vereadora convidou a todos para reunião com representantes da Secretaria da Promoção e da Igualdade Social, marcada para esta terça-feira, às 9 horas em Muritiba, para a implantação de Núcleos de Apoio à Mulher(NAM) na região. A vereadora também convocou os alfabetizadores do projeto Todos Pela Alfabetização para mais uma reunião de qualificação dos profissionais. Eliana anunciou o reinicio da elaboração de projetos do Pronaf para trabalhadores rurais da Terra Vermelha.

Wendel Chaves da Silva(PMDB)
Wendel Chaves manifestou seu pesar pelo falecimento de Carlos André da Rocha Lima(Deda). O vereador criticou a falta de manutenção por parte da Embasa na estação de tratamento de esgoto construída na margem do Rio Paraguaçu, imediações da área de lazer do Jardim Grande. Chaves disse que a falta de manutenção do equipamento tem provocado muitos transtornos aos moradores, comerciantes e frequentadores da praça. O forte mau cheiro exalado pelo equipamento, foi apontado pelo vereador como um dos problemas causados pelo equipamento. Ele lemboru que a mobilização dos moradores do bairro da Pitanga, há algum tempo, impediu que a Embasa construísse no bairro uma estação semelhante a do Jardim Grande. Solicitou à Mesa Diretora que encaminhasse ofício à Embasa cobrando os orbas de manutenção do equipamento.

Júlio Cesar Costa Sampaio(PRP)
Em seu discurso, o vereador concordou com as colocações do colega Wendel Chaves à respeito daos probelmas provocados à população pela estação de tratamento de esgoto do Jardim Grande. Referiu-se aos seus antigos questionamentos desde o início das obras de saneamento báscio realizadas em Cachoeira pelo Projeto Baía Azul. Ele também registrou as audiências em Salvador para tratar do Prominp e da ausência de um juiz titular para a Comarca de Cachoeira, além de externar o seu agradecimento ao acompanhamento dos deputados Luis Argolo e Nelson Leal .O vereador destacou ainda os problemas enfrentados pelos moradores do Alto da Rodagem, agravados após as chuvas das últimas semanas. Parabenizou o presidente de A Cidadã, Pedro Erivaldo por sua participação constante nas lutas de interesses da população. O vereador disse que também já cobrou da Secretaria de Obras a iluminação da Ponte D. Pedro II e que o secretário Edgar Moura garantiu que atenderá a reivindicação, assim que concluir a reposição de lâmpadas em outros pontos da cidade.

Gevaldo Simões Santos Sobrinho(PP)
Gevaldo disse que tem observado o grande número de indicações e projetos aprovados pela Câmara de Vereadores na atual legisaltura, interessantes e viáveis para o município, porém sem respostas positivas do Executivo Municipal, para esse grande de matérias votads e aprovadas. Declarou que agora está mais cauteloso para a apresentação de indicações e projetos, já que o Executivo não tenho dado respostas ao Poder Legislativo. Solicitou à Mesa Diretora o levantamento de todas as matérias do Legislativos aprovadas para que a Câmara possa ir até o prefeito cobrar dele a execução das mesmas. O vereador relatou que esteve recentemente nas localidades do Tabuleiro, Calolé e Santiago do Iguape e observou que boa parte dos moradores permanecem morando em casas de farrapos. Lembrou que quando ocupou a Secretaria de Assistência Social deixou pronto um projeto para a erradicação dessas casas, inclusive com croqui para aconstrução de moradias dignas. lamentou o fato de não ver nenhum esforço, segundo ele, por parte do Executivo para mudar a relaidade descrita por ele. Gevaldo Simões encerrou enfatizando a necessidade de a Câmara ir até o prefeito cobrar a execução dos projetos.

Maria Lúcia Costa Santos(PSL)
Solicitou do Secretário de Obras, Edgar Moura, intervenção para consertar o calçamento da Ladeira da Cadeia, que segundo a vereadora encontra-se em péssimas condições. Registrou a participação do Samba da Esmola cantada em programa da TVE; na última terça-feira;agradeceu ao convite do jornalista Jorge Ramos e ao cantor e compositor cachoeirano Mateus Aleluia, para a referida apresentação. Também fez referências ao trabalho do maestro Clarício. Agradeceu a prefeitura pela liberação do transporte para a ida do grupo a Salvador. Disse que visitou a creche mantida pela OAPC e parabenizou a todos os funcionários que trabalham naquela undidade que assiste crianças carentes do município.

Angélica Sapucaia da Silva(PT do B)
Cobrou empenho da delegada de polícia Márcia Gonçalves para a questão da segurança nas localidades de Santiago do Santiago do Iguape, São Francisco e Opalma. De acorodo com a vereadora moraodres das localidades citadas são alvos cosntantes de assaltos e outras violências. Ela pediu ao prefeito que autorize uma operação de desentupimentos dos bueiros da cidadade para evitar algamentos em períodos chuvosos, como ocorreu recentemente. Também fez referências ao movimento da Câmara em defesa dos alunos do Prominp e pela noemação de um juiz titular para Cachoeira. Parabenizou o trabalho desenvolvido presidente da Associação de Karatê Guerreiro para a inclusão social de menores carentes através da prática do esporte.

Carlos Menezes Pereira(PMDB)
Fez uma retrospectiva das audiências em Salvador sobre os alunos do Prominp e a cobrança de um juiz para comarca de Cachoeira. Informou que, atendendo a orientação da desembargadora Telma Brito, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, já havia elaborado ofício assinado por todos os vereadores solicitando o atendimento da reivindicação. Informou sobre a provável vinda a Cachoeira do titular da Secretaria da Indústria Naval para esclarecer a situação dos alunos do Prominp. Apresentou indicação para a Secretaria de Obras e Meio Ambiente realizar obras de manutenção na infra-estrutura do bairro Três Riachos e do Loteamento 25 de Junho, banstante castigados com as recentes chuvas. Pediu que fosse adotadas providências junto a Embasa para consertar a rede de esgoto residencial do Loteamento 25 de Junho. Finalizando, o vereador convidou a todos para a sessão especial que será realizada na próxima segunda-feira, 3, para assinatura de cooperação técnica entre a UFRB e a prefeitura, além da doação de três imóveis para a universidade. Na oportunidade, a Câmara estará outorgando o titulo de Cida~dão cachoeirano ao professor Xavier Gilles Vatin e ao reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif Soledade.



Alunos de Karatê assistem Sessão da Câmara


Um grupo de alunos da escolinha da Associação Cachoeira de Karatê Guerreiros, acompanhados do professor Gerson Novaes, assistiram ontem à noite a sessão ordinária da Câmara. A Associação mantém duas sedes de karatê nos bairros do Caquende e Ladeira da Cadeia.

domingo, 25 de abril de 2010

POVOADO DO ALECRIM SERÁ SEDE DE SESSÃO ITINERANTE, NA QUINTA 29.

Dando prosseguimento ao calendário do Projeto Câmara Itinerante, o povoado do Alecrim foi a comunidade indicada para a realização da próxima sessão itinerante, marcada para o dia 29, quinta-feira, às 16h, na sede da associação de moradores local. O projeto de autora do vereador Gevaldo Simões, aprovado no primeiro período da atual legislatura, tem contribuído para aproximar a população da Câmara de Vereadores, contribuindo, assim, para uma maior participação dos cachoeiranos nas ações do Poder Legislativo municipal.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aniversário do Rotary foi comemorado na Câmara











A A
ACâmara de Vereadores realizou ontem sessão especial em homenagem a fundação do Rotary Club Cachoeira/São Félix . O ato contou com as presenças de convidados, atuais e ex-dirigentes da associação. Participaram da homenagem os vereadores Carlos Pereira Menezes, presidente da Câmara, Maria Lúcia Costa Santos, vice-presidente, Wendel Chaves, 1º secretário, José Carlos Matos Silva, Júlio Cesar Costa Sampaio e Angélica Sapucaia.

domingo, 18 de abril de 2010

Noite de autógrafos na Câmara


Autoridades e amigos de Cachoeira, São Félix Maragojipe prestigiaram ontem na Câmara de Vereadores, a noite de autógrafos do professor, advogado e escritor Jadson Luiz dos Santos, para segunda edição revista ampliada do livro Cachoeira-III Séculos de História. A obra aborda ainda aspectos históricos das cidade de Maragojipe e São Félix. Dentre os presentes estavam, a vice-presidente da Câmara, a vereadora Maria Lúcia Costa Santos, o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Lourival Trindade Filho, o ex-prefeito de Cachoeira Salustiano Coelho de Araújo, o ex- prefeito de Margojipe Domingos Albuquerque, o ex-secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Antônio Moraes Ribeiro, professor Antônio Pereira, atual presidente do Sindpuc, a sambista Dalva Damiana de Freitas e ex-vereadora Yolanda Pereira Gomes, além de uma representante do Governo do Estado. O presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Carlos Menezes Pereira, não pode comparecer e enviou uma mensagem justificando a sua ausência e, ao mesmo tempo, parabenizando a iniciativa do escritor. O ato contou com a participação da Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lançamento

Será lançado na Câmara de Vereadores neste sábado, 17, às 19h, a 2ª Edição do livro Cachoeira III Séculos de História e Tradição, de autoria do cachoeirano Jadson Luiz dos Santos. A obra, revista e ampliada, retrata ainda, aspectos das histórias dos municípios de São Félix e Maragojipe.

Sessão Especial em homenagem ao Rotary Club

A Câmara de Vereadores de Cachoeira promove na próxima segunda-feira, 19, Sesseão Especial em comemoração ao aniversário de fundação do Rotary Club de Cachoeira, às 19h30min. A indicação é de autoria do vereador Carlos Pereira(PMDB).